Leia comigo esta frase:
“Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...”
E eu afirmo: poderia ser uma frase dita por qualquer internauta diante do seu perfil!
É ou não?
E se a gente for para uma outra sentença, ainda mais famosa, mas que é uma sequência daquela ali de cima:
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Também não pode ser usado para explicar a relação entre público engajado e perfis nas redes sociais?
Sensacional, né? E para quem ainda não sacou do que estou falando, são dois trechos de uma das obras mais importantes da literatura mundial: “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry e publicado na década de 1940. Nesta época aí, os estudos para entendimento das primeiras redes sociais em comunidades urbanas e rurais e a ideia da própria rede mundial de computadores engatinhavam.
A verdade é que um dos fatores de maior sucesso em redes sociais como o Instagram, Facebook e Twitter tem relação direta com a atenção que você dá ao público que você próprio conquistou.
Mas não é qualquer público e sim aquele para quem o algoritmo envia rotineiramente suas publicações. Pessoas, enfim, que interagem com comentários, curtidas e até salvamentos e compartilhamentos.
Quando comecei a estudar produção de conteúdo, uma das aulas que tive foi sobre o funcionamento de algoritmo e normalmente as redes possuem três fatores em comum: temporalidade, engajamento e relacionamento.
Trocando em miúdos, quer dizer que elas prezam pela união de públicos em comunidades e são estes agrupamentos os principais responsáveis pelo crescimento do perfil e a geração robusta de negócios.
E trocando mais em miúdos ainda: você não precisa de milhares de seguidores. Você precisa dos seguidores certos!
E o recado é o mesmo: nada de postar e seguir em frente como se ninguém estivesse nem aí para você.
Sempre haverá um ser neste mundo atento ao que você diz. Alguém que você cativou e ela é, sim, responsabilidade sua.