O que aprendemos com o Vale do Silício?

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 08/03/2020
Horário 08:25

Para quem ainda não sabe, o Vale do Silício, na Califórnia, EUA, é o principal polo de inovação do mundo. Grandes empresas como Google e Amazon estão instaladas nesse lugar. Por isso, vale a pena replicar o que as empresas do Silicon Valey aplicam para aumentar o nível de sucesso da sua empresa. Existem muitas lições que podemos tirar. A coluna Tecnologia e Inovação de hoje vai citar três que podem fazer muita diferença no seu negócio.

1 – Transformação digital. Não tem como alcançar grandes resultados sem aderir à tecnologia ou investir nela para desenvolver sua empresa, reduzir custos, aumentar a produtividade ou escalar o negócio. Exemplo: Uber não é uma empresa de TI, mas usa a tecnologia para gerar o grande impacto que tem gerado;

2 – Colaboração. Com os avanços, temos que nos adaptar com o uso de máquinas inteligentes. O ser humano é colaborador nos processos. Por isso, algumas funções serão extintas com a chegada das máquinas, outras já tem vagas sobrando porque falta qualificação profissional;

3 – Mindset. Sua mente precisa mudar. Não tem como ser tecnológico com uma mentalidade atrasada. Busque desenvolvimento contínuo para avançar e ter resultados melhores. No Vale do Silício, existem várias Universidades, com jovens com mentes e ideias diferentes trabalhando nas empresas, o que ajuda a torná-las uma potência. Essa pode ser uma das maiores lições do Vale do Silício. Não existe inovação sem uma mente renovada. Mude a sua rapidamente!

ENGAJAMENTO 1

Instagram ganha de facebook em engajamento

Se você tem dúvida se vale a pena investir recursos no Instagram, um estudo recente pode ajudar a desenvolver suas novas estratégias de marketing.  Uma pesquisa realizada pela Socialbakers apontou que o Instagram gerou mais engajamento e interações que o Facebook no último trimestre de 2019. O estudo foi baseado em publicações das 50 maiores marcas do mundo. Elas até publicaram mais conteúdo no Facebook, mas o engajamento foi quase 20 vezes maior no Instagram. Isso demonstra que os usuários estão muito abertos para participar de conversas. Publicar e não interagir com seu público é o maior erro que você pode cometer.

ENGAJAMENTO 2

Facebook cresce mas perde público para Tiktok

Mesmo com o Instagram sendo a mídia com maior engajamento, vale ressaltar que o  Facebook continua crescendo e permanece como a rede de maior penetração no mundo. Existe ainda um outro ponto a considerar. Mesmo sendo a empresa que mais cresce, o Facebook o crescimento está desacelerando não só devido ao Instagram. O Facebook tem perdido interesse do público mais jovem que vem migrando com força para o app TikTok. Se você trabalha com o público mais jovem, leitor, está na hora de aderir ao Tiktok. Haja mídia para administrar!

CNH E CRLV

Documentos digitais aceitos em blitz

Tanto a CNH como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) podem ser aceitos na versão digital em blitz. A Carteira Digital de Trânsito - versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, a CHN -  está prevista em duas legislações: a Portaria do Denatran 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran 684 de 25 de julho de 2017. Já o CRLV está na Resolução 720, de 7 de dezembro de 2017, que instituiu o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV). Portanto, de acordo com essas legislações, o agente é obrigado a aceitar a CNH e o CRLV em versões digitais. Caso se recuse, o motorista pode fazer ocorrência no órgão de trânsito, Denatran ou ouvidorias.

Veja também