O que muda na vida aos 60 anos?

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 05/07/2023
Horário 04:30

O que muda na vida aos 60 anos? Tudo ou nada!
Para algumas pessoas não muda absolutamente nada, apenas uma mudança no calendário, um aniversario, entretanto, para outras pessoas, pode ter um impacto muito grande, pode mudar muita coisa, visto que algumas doenças podem estar presentes e produzirem pequenas até grandes alterações.
Para relembrarmos que de acordo com a lei, é considerada pessoa idosa toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
De modo geral, boa parte das pessoas acima de 60 anos está mais ativa e sociável e quer ser mais participativa na sociedade. A idade é vista como um renascimento, apesar da dificuldade de se planejar e pensar no longo prazo. Tudo reflete o resultado de experiências e dificuldades vividas no decorrer da vida.
Mas, precisamos ter a consciência, por mais que estejamos saudáveis, sem nenhum impedimento no nosso dia a dia, o próprio processo de envelhecimento pode trazer várias alterações. É a calvície que chegou, a diminuição da audição, da visão, algumas pessoas ganham peso, podem ficar obesas e sedentárias, outros surgem com artrose, artrite. A insônia pode também dar sinal de que o sono já não é bom, a dificuldade para andar, desequilíbrio, tonturas...
Mudanças corporais na terceira idade são muito frequentes e precisamos estar atentos, tanto familiares como cuidadores.
Com o avançar da idade, é comum termos: perda muscular e óssea, surgindo osteoporose, desequilíbrio e perda de força, o que aumenta as chances de quedas. Por isso dentro dos lares é importante retirarmos os tapetes e carpetes, aumentarmos o espaço para melhor transitar dentro de casa, manter sempre boa iluminaçao, às vezes de dia e sempre à noite e colocar apoios dentro dos banheiros e corredores.
Uma rotina moderada de treino físico é importante para manter o equilíbrio do corpo e restaurar a força muscular.
Práticas de esportes rotineiros com pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.
Há tambem redução dos neurônios possibilitando tambem diminuiçao cognitiva, especialmente, diminuição da memória. Importante manter leitura, jogos, ouvir música, praticar dança.
E dificuldade para digerir alimentos, especialmente sólidos, grandes, secos e grossos. A mastigação pode tornar-se dificil pois pode haver dentes cariados e quebrados que produzem dor. Semestralmente ir ao dentista é prioridade. Familiares precisam saber que será importante ajustar a dieta na terceira idade e oferecer sopas, canjas, sucos e muito líquidos, particularmente água.
A partir daí, uma boa suplementação de proteínas, queratina, multivitamínicos e aminoácidos de lenta absorção pode ajudar a ganhar massa muscular depois dos 60 anos.

Publicidade

Veja também