O segredo: regularidade e disciplina

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Para executar de forma proficiente várias das atividades corriqueiras em nossa vida, precisamos praticar, aprimorar continuamente a técnica e até condicionar o córtex motor cerebral para automatizar, ou seja, fazer (quase) sem pensar. Da mesma forma, para obter e manter o condicionamento físico que garante nossa saúde precisamos praticar a modalidade de treinamento escolhida com progressões graduais.

Atleta profissional

Para o desempenho destacado do atleta em competições nas quadras, pistas e piscinas, não raro, a primeira sessão de treinamento acontece as 5h da manhã, a segunda sessão acontece no período da tarde, há também sessões de musculação, a dieta é rígida sem permitir desvios (doces, frituras etc), o atleta raramente ingere álcool (mesmo nos dias de folga), tem horário rígido para ir para cama e, às vezes, tem vida social um tanto limitada.

Atleta amador

Esse sacrifício vale para todos? Obviamente não, pois depende do propósito de vida de cada um. Numa comparação entre a importância das vitórias e do topo do desempenho esportivo e a importância de tomar algumas cervejas e conversar com os amigos sem hora para ir embora e dormir, as respostas divergem, pois o treinamento pode ter outras finalidades que não competir, vencer e bater recordes.

Mantenha sua saúde

Regularidade é uma condição importante não apenas para atletas, pois a manutenção do ritmo biológico nas sessões de treinamento, nas horas de sono e descanso, e nas refeições condiciona os sistemas fisiológicos para que funcionem de forma coordenada e eficiente nos períodos de esforço e repouso. A “vida regrada”, admirada por uns e abominada por outros, equivale à rotina que trás benefícios para sedentários e fisicamente ativos.

Disciplina

É definida como a dedicação no cumprimento de determinada atividade com constância; efetiva assunção da responsabilidade para atingir os objetivos profissionais, pessoais e o sucesso naquilo que se propõe. Regularidade e disciplina são as condições importantes, em conjunto com os fatores primários: treinamento adequado, alimentação equilibrada, recuperação que regenera os músculos desgastados e proporciona as adaptações para melhora do desempenho e da saúde.

Seu estilo de vida é você

Considerando que você deliberou adotar o estilo de vida de ativo, defina claramente o objetivo para si mesmo: prática agradável de lazer (satisfação), melhora da forma corporal (estética), melhora da função dos sistemas fisiológicos (saúde e longevidade), integração com um grupo (socialização) ou competitivo (desempenho). E lembre-se, mesmo escolhendo apenas um destes objetivos, certamente conseguirá outros objetivos com o treinamento regular.

 

 

 

 

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