O seu trabalho tem sentido?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 18/05/2022
Horário 04:30

Como nos conectar com um mundo moderno sem esquecer que as ações, principalmente relacionadas ao nosso trabalho, buscam um sentido que possamos edificar nossas forças em dar continuidade à criatividade e assim nos desenvolver cada momento na busca pelo nosso crescimento? Podemos passar, que mesmo numa rotina árdua do trabalho realizado todos os dias, temos uma certa liberdade de pensar e agir de maneira saludar em alguns momentos. Momentos do que já realizamos quando crianças, e que através das brincadeiras sonhávamos em ser alguém e realizar o que verdadeiramente sentíamos. Isso nos faz unificar o prazer, o desejo e a responsabilidade como forma que nosso compromisso dá um sentido a nossa existência. 
Evidente que o momento, principalmente para aqueles que vêm batalhando e muito para ingressar em qualquer área, não está nada fácil. Porém, mesmo que façamos o mínimo e que seja em qualquer lugar que necessariamente precisa ser feito, fica o nosso compromisso de se fazer bem feito, independente do que fazer e de onde estivermos. Isso nos mostra e prova a nossa responsabilidade e interesse com aquilo que fomos indicados para realizar. E você, neste exato momento, por aquilo que foi contratado, o seu ambiente de trabalho está propício nesses três pilares: prazer, desejo e responsabilidade que codifica um sentido de estar fazendo parte dessa equipe? 
Todos nós temos impulsos que nos codificam com ações adversas e que somos estimulados a dar um sentido ao trabalho que realizamos. Esses estímulos, em alguns momentos, podem somar a nossa alegria, por condizer com o nosso estado de espírito. Por outro lado, podem não satisfazer devido não acontecer como queríamos, e assim se transmite uma baixa autoestima. Seja possível que muitos de nós já passamos por alguns lugares que não se permitia ou não se permite determinadas alegrias, e que naturalmente não condiz com os resultados esperados por empresas que precisam levar tudo a sério, isto é, aqui não se brinca e temos que buscar diariamente os resultados como meta de conquistas.
Podemos estar inseridos em ambientes que não toleram erros, muito menos fracassos. Além disso, com o passar do tempo, acabamos entrando em um modo de seguir a vida baseado em cumprir um roteiro prévio, sem se maravilhar com algo novo. Isso naturalmente nos impõe de maneira até impensada com que sigamos no piloto automático e que acabemos deixando a criatividade de lado. 
 

Publicidade

Veja também