OAB promove maratona de estudos para Exame de Ordem

29ª Subseção disponibiliza lives com profissionais da área aos que prestarão primeira fase da prova 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 02/05/2021
Horário 09:12
Foto: Roberto Kawasaki
Maratona da Ordem promove primeira edição virtual
Maratona da Ordem promove primeira edição virtual

Com a aproximação da data de aplicação do Exame de Ordem, previsto para o dia 13 de junho, o momento é de manter o foco nos estudos e revisar todo o material. A fim de contribuir no aprimoramento dos conteúdos, a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente, por meio da CJA (Comissão da Jovem Advocacia), promove a “Maratona da Ordem”.

O evento é destinado aos estudantes do último ano do curso de Direito que estão em fase de preparação. De acordo com a advogada Barbara Roberta Trojillo Pereir, presidente da CJA e que já participou da “Maratona” quando ainda era acadêmica, esta é a 10ª edição do evento.

“É muito importante a participação dos acadêmicos, pois proporciona um estudo esquematizado para a prova, abordando os principais temas e disciplinas”, afirma. 

Conforme a presidente, o exame exige 17 disciplinas, no entanto, como o objetivo da maratona é um estudo mais esquematizado, são abordadas cerca de 10 a 12 matérias com os temas de maior incidência.

“Os profissionais são escolhidos a dedo, considerando experiência na área de atuação e didática de ensino, e participam de forma voluntária, sem retorno financeiro”, salienta.

Antes da pandemia da Covid-19, os encontros eram presenciais, em dois auditórios da OAB. Porém, o cenário exigiu encontros virtuais ao menos duas vezes por semana, de 2 a 3 horas, por meio da plataforma Zoom. 

As aulas são totalmente gratuitas e, para se inscrever, é necessário entrar em contato com a presidente da CJA pelo WhatsApp (18 99653-2805), enviando o nome completo, telefone de contato e e-mail. Após o cadastro, o participante será inserido no grupo da “X Maratona”, onde receberá o link das aulas.


Roberto Kawasaki - Hoje advogada, Barbara participou da Maratona quando ainda era estudante

"Mais que aulas, um acolhimento"

Wesley Cottini, presidente da 29ª Subseção e idealizador do projeto, em 2017, explica que a Maratona da Ordem é inédita, e serviu como exemplo para outras cidades.

“Essa é a primeira edição virtual, e nos surpreendeu, porque tivemos alunos de outros Estados, como do Maranhão, Acre, Tocantins, do Brasil inteiro”, lembra. “Temos mais ou menos 200 alunos no grupo do WhatsApp. Todo começo da aula a gente coloca a arte do professor, e o link para acessar a aula virtual”, explica.

Mas, o acadêmico que não puder acompanhar ao vivo, poderá assistir a aula gravada. A participação é totalmente gratuita e, ao final, o aluno receberá o certificado de carga horária.

“Quando estava tendo maratona física, coloquei café da tarde na sexta-feira, antes de começar, e no sábado, café da manhã e almoço, tudo de graça. Então, os elogios foram muito em relação ao acolhimento, empatia, e a gente percebeu que o aluno se sentiu muito bem de já estar dentro da casa dele, mesmo sem ser advogado, sendo acolhido, a gente preocupado com ele, aconselhando, acalmando. Não foi só a parte da matéria, mas acolhimento”, salienta Wesley Cotini. 

OAB de presidente prudente disponibiliza maratona de estudos para exame de ordem
Roberto Kawasaki - Wesley Cotini idealizou o projeto em 2017

SAIBA MAIS

Acadêmicos se preparam para Exame de Ordem

Veja também