Obmep Mirim tem 344 alunos prudentinos classificados para 2ª fase, que ocorre em novembro

Ao todo, 1.707 estudantes que cursam 5º ano do fundamental realizaram prova; na competição mirim, matriculados de cada escola municipal disputam entre si e não em nível nacional

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/09/2023
Horário 14:57
Foto: Cedida
Segunda etapa da Obmep Mirim está marcada para 9 de novembro
Segunda etapa da Obmep Mirim está marcada para 9 de novembro

Dos 1.707 estudantes que cursam o 5º ano do ensino fundamental em Presidente Prudente, 344 obtiveram nota satisfatória para a segunda etapa da Obmep Mirim (Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim), aponta balanço da Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

Os alunos integram 30 escolas da rede municipal de ensino. A primeira fase foi composta por uma prova classificatória com 15 questões objetivas. Conforme levantamento da Seduc, alguns estudantes alcançaram a pontuação máxima.

A segunda etapa está marcada para 9 de novembro. A prova também será composta de 15 questões objetivas. Diferentemente da Obmep, a competição mirim não conta com uma premiação em nível nacional. Os alunos de cada escola competem entre si.

Os mais bem colocados serão premiados com medalhas, que serão enviadas pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). Conforme as regras da Obmep Mirim, a classificação será feita por ordem decrescente de notas.

Para garantir apoio aos alunos classificados, a Seduc firmou uma parceria com a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) para formação aos professores que atuam com os quintos anos. A capacitação, denominada "A matemática do currículo do ensino fundamental 1", será composta de 45 horas, em formato híbrido, com um encontro online e 10 presenciais, todos com duração de três horas, além de atividades assíncronas que serão disponibilizadas em plataforma online.

Obmep Mirim

É a maior olímpiada científica do país voltada para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Tem como principal objetivo incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do Impa, com apoio da B3 Social, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). A competição é promovida pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e pelo MEC (Ministério da Educação).

Publicidade

Veja também