Obmep: rede estadual da região conquista 42 medalhas e se prepara para edição de 2024

Escolas têm até 15 de março para se inscrever na competição, que é dividida em três níveis; provas da primeira fase estão marcadas para 4 de junho

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 11/03/2024
Horário 14:57
Foto: Seduc-SP
Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é composta por duas fases
Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é composta por duas fases

Escolas da rede estadual de São Paulo têm até 15 de março para se inscrever na 19ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A competição é dividida em três níveis: 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental), 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental) e 3 (ensino médio). Na última edição, estudantes paulistas conquistaram 821 medalhas. Na região de Presidente Prudente, foram 42 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e 33 de bronze. 

As unidades de ensino devem fazer a inscrição no site oficial da Obmep (www.obmep.org.br). Não há custos para a rede pública. Cada escola deverá indicar no formulário de inscrição apenas a quantidade de alunos de cada nível, incluindo estudantes da modalidade da EJA (educação de jovens e adultos). 

As provas da primeira fase estão marcadas para 4 de junho. Nessa etapa, de caráter eliminatório, os candidatos devem responder a um questionário composto por 20 questões de múltipla escolha com conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e de acordo com cada nível. Os exames são aplicados nas próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. A duração máxima é de 2h30.

Serão classificados para a segunda fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira etapa, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola e por cada nível. As provas da segunda fase estão agendadas para 19 de outubro e, desta vez, são compostas por seis questões discursivas. O resultado final deve ser divulgado em dezembro. 

Resultados de 2023

Na edição de 2023, as primeiras três posições no ranking total de medalhas foram ocupadas pelas cidades de São Paulo (108), Guarulhos (27) e São Bernardo do Campo (26). 

Entre as medalhas de ouro, alunos de escolas da capital paulista tiveram o melhor desempenho estadual e conquistaram juntas oito medalhas: duas no nível 1, cinco do nível 2 e uma no nível 3. Depois da capital, o destaque é a cidade de São José dos Campos com quatro ouros: uma no nível 1, duas no nível 2 e uma no nível 3. 

No ranking por unidades de ensino, duas escolas ocupam o lugar mais alto com sete medalhas cada: a Escola Estadual Doutor Samuel de Castro Neves (uma prata e seis bronzes), em Piracicaba, e a Escola Estadual Nove de Julho (uma prata e seis bronzes), em Dracena.

Mais aulas

Além dos materiais disponibilizados no site da Obmep, a partir deste ano, a preparação dos alunos da rede estadual tem um apoio extra. A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) ampliou em 70% a carga horária da disciplina de matemática no ensino médio.

Outra mudança é a inclusão do componente de educação financeira em classes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e nas três séries do médio. Os estudantes da rede estadual paulista também têm acesso a duas plataformas focadas no aprendizado de temas matemáticos: Matific e Khan Academy. 

Publicidade

Veja também