Ocorrências policiais marcam dia do pleito em cidades regionais

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 04/10/2016
Horário 11:03
 

A polícia registrou ocorrências nestas eleições municipais na região oeste paulista. De acordo com o boletim do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), Junqueirópolis foi a única cidade da região que teve caso de prisão, com o registro de três detenções: um candidato a vereador e duas pessoas foram detidas por boca de urna. Já em Nova Guataporanga e Tupi Paulista foram apreendidos 17 veículos nas duas cidades, por meio de mandado de busca e apreensão.

A ação teve intervenção da Promotoria de Justiça Eleitoral. Uma coligação descumpriu determinação judicial que impedia carreatas em Nova Guataporanga. Na semana passada, os candidatos assinaram um acordo na delegacia, em que os concorrentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito se absteriam de realizar esse tipo de campanha. O acordo foi homologado pelo Cartório Eleitoral.

No entanto, no dia seguinte, correligionários da coligação ignoraram o acordo e realizaram a carreata. Além da apreensão dos veículos, os candidatos ainda responderão pelo crime de desobediência. Foi ainda fixada pelo juiz eleitoral uma multa de R$ 60 mil. Os automóveis foram depositados no pátio da delegacia de Tupi Paulista e está à disposição do Juízo Eleitoral. As operações foram coordenadas pela Delegacia Seccional de Dracena.

Já em Pirapozinho houve alguns registros com tumultos de eleitores, mas o delegado Marcelo Silva Costantini ainda deverá fazer o balanço para divulgar posteriormente. Também houve um tiroteio na madrugada de sábado, mas nenhuma outra situação relacionada às eleições. Por sua vez, em Racharia, segundo a Polícia Civil, nada foi registrado.

 

Boca de urna


De acordo com a Polícia Militar em Presidente Prudente, na cidade foi registrado apenas um caso de boca de urna, em que um veículo adesivado com propaganda eleitoral foi apreendido em frente a uma escola. A Delegacia de Polícia Federal em Prudente também informa que "referente ao pleito do dia 2 de outubro, não houve qualquer ocorrência policial ou instauração de inquérito policial", expressa.

 
Publicidade

Veja também