Odontologia e emagrecimento

OPINIÃO - Juliane Avansini Marsicano

Data 25/08/2022
Horário 04:30

A obesidade é uma doença crônica que pode causar alterações no corpo e está associada à comorbidades como diabetes e hipertensão, além de reduzir a qualidade de vida do paciente. O número de pessoas com sobrepeso e obesidade vem aumentando a cada dia e, consequentemente, ocorre um aumento no número de pacientes que buscam tratamento para esta condição, sendo considerada um dos principais problemas de saúde pública na atualidade.
O tratamento para a obesidade está relacionado com a mudança de hábitos, como a reeducação alimentar e a prática de exercício físico. Porém, em alguns casos, principalmente na obesidade mórbida, os tratamentos convencionais não conseguem atingir o objetivo, tendo que lançar mão de tratamentos mais invasivos como as cirurgias bariátricas. 
E a odontologia nesse processo de emagrecimento? Ter uma saúde bucal adequada facilita a reeducação alimentar, pois é necessário que os alimentos sejam triturados corretamente para auxiliar na digestão e também no processo de saciedade. Por essa razão, manter os dentes na boca é importante para uma alimentação saudável. Caso muitos dentes estejam faltando, é importante realizar a reabilitação oral com a instalação de próteses dentárias e/ou implantes para devolver esta função da boca.
A perda dos dentes também pode afetar a adaptação após a cirurgia bariátrica, principalmente as técnicas que promovem a redução do estômago. Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica terão que mastigar corretamente para não engolir grandes pedaços de alimentos e assim evitar vômitos frequentes.
Impedir a ocorrência dos vômitos é importante, inclusive para a saúde bucal, porque a passagem do ácido gástrico na boca pode provocar o desgaste dentário devido à corrosão do esmalte dentário e dentina, podendo levar a uma sensibilidade dentária (dor de dente principalmente quando consumimos alimentos gelados ou quentes).
Além de ter que triturar bem os alimentos, a redução do estômago fará com que o paciente consuma menor quantidade de alimentos acarretando um aumentona frequência das refeições realizadas. Caso aconteça também uma negligência na higienização da boca por falta de escovação dos dentes e uso de fio dental, ocorrerá um acúmulo de placa dentária aumentando o risco à cárie dentária e à doença periodontal (problemas na gengiva).
As doenças periodontais também podem ser influenciadas em pacientes que apresentam uma deficiência de vitaminas e nutrientes, principalmente nos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica que removem parte do intestino.
Como se pode perceber, existe uma relação muito estreita entre o processo de emagrecimento ocasionado pela cirurgia bariátrica e a saúde bucal. Desta forma, os pacientes que estão em tratamento para obesidade devem conversar com o seu cirurgião dentista sobre este processo e realizar uma avaliação da cavidade bucal. É importante também que a equipe de saúde bucal seja incorporada às equipes multiprofissionais que atuam com a obesidade para facilitar o acesso às informações, prevenção, tratamento e reabilitação oral.
 

Publicidade

Veja também