Ofélia e Fernandinho

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 26/03/2024
Horário 08:00

A atriz e humorista, Sônia Mamede (1936-1990), iniciou sua carreira nos anos 40 como vedete do teatro de revista e depois como grande atriz cômica em várias chanchadas da Atlântida. Estreou na TV Rio e depois foi para a Globo no programa “Oh, que Delícia de Show”, onde interpretaria pela primeira vez seu personagem mais famoso: Ofélia, uma milionária cafona, que envergonhava o marido Fernandinho (Lúcio Mauro), pelas burrices que falava. O quadro se destacou mais ainda a partir de 1968 no programa “Balança, Mas Não Cai” (uma versão televisiva do programa da Rádio Nacional), que durou até 1972. O quadro retornou com a volta do programa à emissora em 1982, com diversos convidados que visitavam Fernandinho e eram alvo das inúmeras gafes da madame que dizia: “Eu só abro a boca quando eu tenho certeza”. No final, sempre o artista convidado acabava esculachando a mulher, e nesta hora, o marido a defendia com unhas e dentes: “Ela pode não ser um Einstein, mas você não conhece essa mulher entre quatro paredes”. Sônia faleceu com apenas 53 anos, e as novas gerações devem conhecer mais a versão do quadro para o “Zorra Total” entre 1999 e 2003 com Cláudia Rodrigues, que repetiu o sucesso de sua antecessora.  
    
“Recomendações alimentares para vertigens”

Vertigem e tontura não são sinônimos. A vertigem é uma sensação de ilusão de movimento do corpo (quando na verdade não está ocorrendo movimento algum), ou a sensação de rotação do ambiente ao redor. As pessoas geralmente sentem que elas, o ambiente ou ambas estão girando: a sensação é semelhante à brincadeira infantil de girar e girar e então parar subitamente e sentir tudo em volta rodando. A tontura é qualquer perturbação da orientação do espaço, sem ilusão de movimento, podendo se manifestar de diferentes formas como sensação de cabeça aérea, de estar flutuando ou com menos equilíbrio. Desta forma, a vertigem é um tipo de tontura, de caráter giratório. A vertigem pode ser causada por diversos motivos, como doenças metabólicas (como o Diabetes Mellitus), doenças neurológicas, alterações do ouvido interno e ação de diversos medicamentos, como antidepressivos e antipsicóticos. Embora multifatorial, pacientes que sofrem com as vertigens podem se beneficiar com algumas mudanças em sua alimentação. 1) Evitar alimentos ricos em sal, uma vez que o excesso desta substância pode levar à retenção de líquidos e agravar a sensação da vertigem; 2) Evitar alimentos ricos em açúcares (o próprio açúcar refinado, doces, sobremesas calóricas). O Diabetes é uma das principais causas de tonturas, pois variações glicêmicas (tanto a elevação como a hipoglicemia) no interior do ouvido interno podem ser agravantes destes fenômenos; 3) Evitar excesso de bebidas alcóolicas e cafeína que são estimulantes da sensibilidade do ouvido interno; 4) Evitar excesso de alimentos gordurosos; 5) Beber bastante água, pois a hidratação adequada melhora a circulação sanguínea nas estruturas que coordenam o equilíbrio; 6) Evitar ficar muito tempo sem se alimentar ou em jejum prolongando, distribuindo os alimentos ao longo do dia; 7) Se possível, criar um diário de alimentos e bebidas cujo consumo esteja relacionado ao gatilho de vertigem; 8) Pratique atividades físicas regulares, pois a prática frequente está relacionada com menor incidência de vertigens. 

Dica da Semana

Livros

“Matemática, Idoso e Cotidiano - memórias, saberes e práticas”:
Rômulo da Silva Mangueira e Zélia Maria de Arruda Santiago. Editora Appris. Um livro sobre histórias de educação, resistência popular na escola e na vida e o resgate da memória social escolar. 
 

Publicidade

Veja também