Oftalmologista alerta: cuidado com os óculos de sol piratas

“Lentes escuras de má qualidade, sem proteção UV correta, além de não protegerem, pioram a exposição e aumentam os riscos à visão”, ressalta Gabriel Senra

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 27/03/2022
Horário 08:25
Foto: Reprodução 
Recomendação é de que os óculos sejam comprados em locais de confiança
Recomendação é de que os óculos sejam comprados em locais de confiança

Mais do que seguir as tendências da moda, quem usa óculos de sol deve se lembrar que eles têm a função de proteger os olhos dos raios ultravioletas, que podem causar danos à retina. Por isso, a qualidade das lentes é fundamental. “Lentes escuras de má qualidade, sem proteção UV correta, além de não protegerem, pioram a exposição e aumentam os riscos à visão”. 
É o que alerta o oftalmologista do Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente, Gabriel Senra. De acordo com ele, estima-se que quatro em cada dez brasileiros optam pelo uso de óculos escuros falsificados, os quais não possuem lentes com proteção contra os raios ultravioletas. 
Ele então explica que quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata para captar uma quantidade de luz maior, assim, se as lentes não possuem 100% de proteção, os raios solares (UVA e UVB) penetram com maior facilidade e intensidade nos olhos, danificando a retina. 
“Os óculos escuros piratas podem, ainda, causar fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão, degeneração macular [doença da retina], catarata, pterígio [um crescimento da membrana interna que invade o canto dos olhos], lesões palpebrais entre outros prejuízos a saúde ocular”, expõe o médico.  
Ele destaca que muito mais do que um simples acessório para sair nas fotos ou tomar um sol na beira da piscina ou na praia, os óculos de sol são muito importantes no nosso dia a dia, pois oferecem uma ótima proteção contra os raios ultravioleta que são emitidos dos raios solares.
“No entanto, as pessoas que optam pelos óculos piratas ao invés dos originais, por terem preços um pouco mais em conta, mas, devido às doenças e danificações na nossa visão que podem ocorrer, a relação custo-benefício pode sair cara demais”, alerta o oftalmologista.

Se as lentes não possuem 100% de proteção, os raios solares penetram com maior facilidade e intensidade nos olhos, danificando a retina

Atenção, pais

Acredite ou não, as crianças com menos de 10 anos de idade correm mais risco de sofrer com danos na pele e nos olhos devido aos raios ultravioleta. A pele das pálpebras e dos olhos é mais delicada e vulnerável, se comparado com a pele de um adulto saudável.
Além disso, até os 10 anos de idade a lente do olho de uma criança é clara, permitindo maior penetração solar e, por sua vez, maior sensibilidade aos raios UVA e UVB. “À medida que envelhecemos, a lente fica mais opaca, proporcionando melhor proteção. Por isso, quanto mais cedo à criança receber cuidados oculares corretos, menor o risco de desenvolver problemas relacionados à visão na terceira idade”, esclarece Gabriel.

Recomendações

Para evitar essas complicações o médico recomenda que a compra de óculos seja realizada em locais de extrema confiança. Além disso, é essencial que o produto possua certificação de proteção contra os raios solares. “No momento da aquisição, é importante perguntar ao vendedor se há todos os selos de proteção. Se ainda assim, o paciente tiver dúvidas sobre o produto, agende uma consulta com o oftalmologista para orientações”, aconselha.

SAIBA MAIS
Pontos que também devem ser considerados em relação às lentes:
• Filtrar entre 99% e 100% de toda a radiação UV (abaixo dos 400 nm). Se possível, filtrar a chamada radiação azul (entre 400 e 500 nm);
• Cobrir a região ao redor dos olhos, para ajudar no combate ao envelhecimento, por danos à pele e pálpebras, causados pelo sol.
• Além de ser uma barreira contra o vento, evitando o ressecamento dos olhos, mais uma vantagem da utilização de óculos escuros é o bloqueio contra poeira e partículas, que podem causar irritação e vermelhidão.

Foto: Arquivo


Gabriel Senra, oftalmologista

SAIBA MAIS

Oftalmologista do Banco de Olhos de PP fala sobre o retinoblastoma

Publicidade

Veja também