Olho no retrovisor

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/09/2023
Horário 04:02

O Plantão apurou nos bastidores a informação de que houve aproximação entre MDB e o prefeito Ed Thomas, que está sem partido desde o final de 2022, para que retornasse à origem: o partido pelo qual se elegeu vereador e deputado estadual. 

ALTO COMANDO
Conforme a fonte, que tem trânsito no partido de centro, a “paquera” correu diretamente com as lideranças estadual e nacional, que são o deputado estadual Itamar Borges e o deputado federal Baleia Rossi. 

NEM NOIVADO
Tudo indica que quase deu noivado, com a possibilidade de filiação considerada por ambas as partes, mas o namoro ficou apenas no “selinho”. Portanto, “sem beijo” o que estava morno acabou esfriando. Foi só “contatinho”, o prefeito “continua na pista”. 

TIPO MINEIRO
Se tem alguém cauteloso para tomar decisões políticas, o radar do Plantão entende que esse cara é o prefeito Ed Thomas. Nesses 10 meses sem partido, completados exatamente neste dia 2 de setembro, ocorreram “flertes” com diferentes partidos.   

ESTÁ EMBAÇADO
Ainda sobre o MDB, de acordo com a fonte, é pouco provável que o assunto volte a ser debatido na executiva estadual; pelo menos pelos chamados caminhos naturais. Porém, na medida em que se aproximar o período eleitoral, tudo poderá mudar.

SONDAGEM NA REDE
O ex-presidente da Câmara e ex-secretário municipal de Obras, o engenheiro civil Sérgio Roberto Mele fez uma sondagem em rede social sobre apoio à sua possível candidatura a vereador nas eleições do ano que vem. Só ele sabe o resultado. 

TRÊS LEGISLATURAS
Sérgio Mele foi vereador em três legislaturas, da 9ª a 11ª. Portanto, de 1983 a 1996.  Foi presidente da mesa diretora no 1º biênio da 10ª legislatura. Se tivesse sido no 2º biênio, teria assumido a Prefeitura por cerca de 15 dias, no final de 1992.  

BATEU NA TRAVE
Quem assumiu a função de prefeito foi João Altino Cremonezi, presidente do 2º biênio. O então prefeito Paulo Constantino viajou para Portugal e o vice-prefeito Agripino Lima (1931-2018) não pode assumir em razão de sua candidatura a prefeito.

SEGUINDO EM FRENTE
Na 11ª legislatura, Sérgio Mele voltou a ser presidente da mesa diretora da Câmara no 1º biênio e 2º secretário no 2º biênio. Em 2000, voltou a ser candidato e não se elegeu. Com 722 votos foi o 39º mais votado entre 258 candidatos.

PESOS PESADOS
Naquela ocasião, Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima (1930-2022), a Dona Ana, foi a mais votada com 5.594 votos, seguida por Alfredo Penha com 4.128 votos e Ed Thomas com 3.659 votos; todos pelo PMDB. 

NOMES FORTES
Na coligação PDT, PPS e PFL, da qual Sérgio Mele fazia parte, o mais votado ficou na 21ª colocação, que foi Luiz Gomes Pedrosa com 1.044 votos. Também ficaram na sua frente Nico Rena, Adilson Silgueiro e Luiz Tamaoki. 

PARTIDO DO VICE
Em 2018, a candidatura a deputado estadual pelo Patriota foi impugnada, em ação da Procuradoria Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Atualmente, Sérgio Mele está filiado no PL, o partido presidido no âmbito local pelo vice-prefeito Izaque Silva. 

Publicidade

Veja também