Nove carneiros utilizados em atividades pedagógicas da Escola Técnica Engenheiro Herval Bellusci, em Adamantina, foram encontrados mortos na manhã de sexta-feira (23), após ataque atribuído a uma onça. Os animais apresentavam sinais de dilaceração, compatíveis com a ação de um animal silvestre. A unidade de ensino está localizada na zona rural do município, na região do bairro Boa Vista. De acordo com representantes da escola — apurou o Siga Mais —, o ataque ocorreu durante a noite e foi percebido pelo caseiro da propriedade, que ouviu barulhos vindos do local onde o rebanho é mantido. Ao verificar a situação, ele se deparou com a presença do animal silvestre na área dos carneiros.
ONÇA II
Ainda conforme a escola, há protocolos de manejo e proteção do rebanho, incluindo o recolhimento noturno dos animais, além de barreiras físicas. Mesmo com essas medidas preventivas, a onça conseguiu acessar o espaço e atacar os carneiros. O rebanho é utilizado em atividades práticas de ensino, integrando a formação técnica oferecida pela instituição. A escola também conta com equipes de vigilância, tanto para a proteção patrimonial quanto para garantir a segurança de funcionários e estudantes que frequentam o local diariamente.
MEDICINA (ADAMANTINA)
O Centro Universitário de Adamantina – FAI divulgou na quinta-feira (22) novo posicionamento oficial após a publicação dos resultados preliminares do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), que atribuíram indicador 1 ao curso de Medicina da instituição. Na terça-feira (20), quando da divulgação do Enamed, a FAI já havia se pronunciado sobre a avaliação.
POSICIONAMENTO
A FAI afirmou que trata o resultado com seriedade, mas alertou para leituras apressadas e para a circulação de informações de forma resumida em redes sociais e manchetes nacionais. A instituição esclarece, inicialmente, que é uma autarquia municipal vinculada ao Sistema Estadual de Ensino. Assim, a regulação, fiscalização e a renovação de reconhecimento do curso de Medicina são de responsabilidade do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Nesse contexto, a FAI destaca que a qualidade do curso é oficialmente atestada pelo órgão regulador estadual.
MEDICINA (DRACENA)
A Faculdade de Dracena – Unifadra divulgou nota oficial na quinta-feira (22) para esclarecer informações relacionadas ao desempenho do curso de Medicina na avaliação do Enamed. A instituição recebeu conceito 1 — o mais baixo —, o mesmo que o Centro Universitário de Adamantina (FAI). Outras instituições da região, inclusive com cursos de Medicina mais antigos, também tiveram avaliação nos mesmos patamares. Os piores conceitos foram 1 e 2. As instituições poderão receber sanções.
INCENTIVO A ALUNOS
Os alunos da Emef Nelson Magnani, em Mariápolis, participaram de uma solenidade especial marcada pela entrega de bicicletas, por meio de um projeto idealizado pelo prefeito Ricardo Watanabe. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Gislene Ronca de Souza, e da diretora da unidade escolar, Janaina, além de servidores da área educacional e familiares. A solenidade ocorreu no final do ano passado.
ALUNOS DESTAQUES
A iniciativa tem como principal objetivo incentivar e reconhecer os estudantes que se destacaram ao longo do ano letivo, valorizando o comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento educacional. As bicicletas simbolizam uma forma de recompensa aos alunos que atenderam critérios como assiduidade, bom desempenho acadêmico, participação em sala de aula, cumprimento das atividades propostas e envolvimento das famílias no processo educativo.
SAÚDE
A Prefeitura de Dracena, por meio da prefeita Geni Lobo, deu mais um passo importante rumo à ampliação e qualificação da rede pública de saúde com o início do processo de contratação de uma empresa especializada para a elaboração dos projetos técnicos do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM). A iniciativa busca atender à crescente demanda por serviços de urgência e emergência no município. As novas instalações serão construídas no cruzamento entre as ruas Virgílio Pagnozzi e Ipiranga, em frente à Santa Casa de Misericórdia.
Foto: Folha Regional

Novo PAM de Dracena
FILOSOFANDO EM TROVAS
Se alguém der uma esmola
Mas de coração trancado,
Pensa estar fazendo o bem,
Mas cometeu um pecado.
José Costa