Operação Bud resgata dois cães na Vila Mendes, em Presidente Prudente

Cachorros estavam abandonados em residência frequentada por usuários de drogas; Polícia Ambiental tentará identificar quem são os tutores dos animais

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/07/2021
Horário 12:57
Foto: Roberto Kawasaki
Animais estavam sendo alimentados pela vizinhança, que se comoveu com a situação
Animais estavam sendo alimentados pela vizinhança, que se comoveu com a situação

A 3ª Companhia de Policiamento Ambiental deflagrou hoje a “Operação Bud”. Em atendimento a uma denúncia na Vila Mendes, em Presidente Prudente, os policiais, com apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), recolheram dois cachorros vítimas de abandono. 

Os cães estavam em uma residência na Rua Florestal, frequentada por usuários de drogas. No momento da ação, não havia ninguém na casa. Uma das vizinhas informou que não sabe dizer quem são os donos dos animais, mas que geralmente, eles ficam na rua e são tratados por pessoas que moram ao redor. 

A reportagem entrou no quintal do imóvel e observou grande quantidade de lixo doméstico e fezes de animais, o que demonstra um cenário de abandono. Depois de serem retirados do ambiente, os dois cachorros, que são machos, sendo um castrado, foram levados pelo CCZ a uma clínica parceira para receberem os cuidados.

Guilherme Vincoletto Kempe, médico veterinário do CCZ, afirma que serão feitos exames nos cães para verificar o estado de saúde. Posteriormente, serão colocados para a adoção.

A partir de agora, a Polícia Militar Ambiental vai tentar identificar quem são os tutores dos animais, para eventual responsabilização. A suspeita é de que tenham sido colocados no imóvel por usuários de drogas.


Roberto Kawasaki - Ação ocorreu em residência na Rua Florestal, na Vila Mendes

Importância da denúncia

De acordo com o capitão PM Julio César Cacciari de Moura, comandante da 3ª Companhia, a denúncia é importante, desde que o denunciante tenha certeza de que realmente o animal está em estado de abandono. 

“O crime de maus-tratos ele é configurado por uma série de fatores, alguns diretamente relacionados ao animal, e outros ao ambiente em que ele permanece. Por exemplo, a falta de disponibilidade de água, alimentação, corte de cauda, de orelha, esses fatores configuram maus-tratos. E outros demais, como violência direta cometidas contra animais, e nesse caso específico, o abandono”, explica. 


Roberto Kawasaki - Animais estavam em residência frequentada por usuários de drogas

Roberto Kawasaki - Cães foram levados pelo CCZ para receberem atendimento veterinário

Como denunciar maus-tratos a animais domésticos?

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - 3906-2460 | 99661-9353
Central de Atendimento da Prefeitura - 156

Telefones das unidades da Polícia Ambiental 
Dracena – 3821-8390
Panorama – 3871-1209 
Presidente Epitácio – 3281-2033
Presidente Prudente - 3906-9200
Rosana - 3284-1614
Teodoro Sampaio – 3282-9520
 

Veja também