Operação da Polícia Militar combate crimes na região

“São Paulo Mais Seguro” abordou 9.630 pessoas e tirou de circulação cerca de 700 kg de drogas na área urbana

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/05/2020
Horário 16:55
Polícia Militar - Pontos estratégicos são escolhidos conforme análise feita pela corporação
Polícia Militar - Pontos estratégicos são escolhidos conforme análise feita pela corporação

É devido ao combate à criminalidade que a região de Presidente Prudente é considerada a mais segura do Estado de São Paulo, resultado da união entre as forças policiais que efetuam operações para garantir a segurança dos cidadãos. Dentre elas, destaca-se a Operação São Paulo Mais Seguro, em prática pela Polícia Militar desde janeiro do ano passado. Nesse período, na área do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), os militares abordaram 9.630 pessoas e tiraram de circulação cerca de 700 kg de entorpecentes.

As operações ocorrem três vezes por mês e duram 24 horas, com 600 policiais divididos em turnos de 8 horas de serviço. Durante as edições, quem passa pelos principais pontos das cidades observa um fluxo maior que o de costume de viaturas policiais. Inclusive, com abordagens a motoristas de carros e motocicletas, que verificam se as documentações estão em ordem, por exemplo.

Durante o empenho nas ruas e avenidas da região, são empregadas em média 300 viaturas, distribuídas em pontos considerados estratégicos. “Os pontos de realizações das atividades policiais militares são estabelecidos em cada operação, conforme a incidência criminal e os locais de maior fluxo de veículo e pessoas”, explica a corporação. “São realizados pontos de estacionamento de viaturas [chamados ‘pontos de visibilidade’] nas entradas e saídas dos municípios, e nos acessos às rodovias e estradas, empregando viaturas de radiopatrulhamento”.

DROGAS E ARMAS

NA MIRA DA PM

Além da já conhecida rota do trafico de drogas, é na região que também são transportados os armamentos, que passam pelos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. De acordo com a corporação, eles abastecem os centros urbanos, de médio e grande porte. Apenas durante as operações nas áreas urbanas foram recolhidas sete armas brancas e oito armas de fogo.

Além do foco especial a estas ocorrências, a operação na região também atua na prevenção e no combate aos delitos, com ênfase naqueles de motivação econômica como os roubos de maneira geral, de carga e veículos. Por isso que também são desenvolvidas operações do tipo bloqueio e saturação em locais de alta incidência de delitos com motivação econômica.

PRODUTIVIDADE DA OPERAÇÃO NA REGIÃO

Ocorrência

Balanço

Pessoas abordadas (exceto condutores)

9.630

BOPM Lavrado

468

Prisões

68

Procurados capturados

54

Apreensão de cocaína (em kg)

0,147

Apreensão de crack (em kg)

0,395

Apreensão de maconha (em kg)

699,507

Armas brancas apreendidas

7

Arma fogo (cal. permitido) apreendidas

8

Munição (cal. permitido) apreendidas

128

Munição (cal. restrito) apreendidas

64

Ocorrências de acidente sem vítima

180

Ocorrências de acidente com vítima

57

Autos de infração de trânsito lavrados

1.674

Bloqueio de trânsito realizados

905

Pontos de visibilidade realizados

2.790

Quantidade de operações

165

Fonte: Polícia Militar

Veja também