Operação Floresta Mais Segura cumpre fiscalizações na região

Polícia Militar Rodoviária, ontem, encontrou madeira de estocada de forma irregular, pesca proibida no Parque Estadual Rio do Peixe e carvão sem documentação

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 18/07/2020
Horário 09:40
Fiscalizações ocorreram ontem, durante operação regional
Fiscalizações ocorreram ontem, durante operação regional

A Polícia Militar Ambiental realizou ontem uma série de fiscalizações em cumprimento da Operação Floresta Mais Segura na região de Presidente Prudente. Como resultado, a corporação localizou, por exemplo, madeira estocada de forma irregular, pescadores na prática em locais que sejam proibidos e apreenderam carvão em depósitos sem as autorizações necessárias.

Em Presidente Prudente, a polícia atendeu a uma denúncia sobre o depósito irregular de madeiras em um estabelecimento comercial no Jardim Estoril. No local, foi constatado que duas pessoas tinham em depósito madeiras sem licença para o armazenamento, sendo que um dos envolvidos possuía 2,4736 metros cúbicos de madeira nativa e o outro envolvido possuía 2,7428 metros cúbicos.

“Diante dos fatos, foram elaborados dois Autos de Infração Ambiental na modalidade de advertência. O material foi apreendido em termo próprio, sendo este depositado aos autuados”.

Apreensão de carvão

Ainda em Prudente, durante patrulhamento pelo município, a equipe localizou em um estabelecimento comercial 756 kg de carvão sem autorização do órgão competente, o que também gerou em desfavor do envolvido um Auto de Infração Ambiental na modalidade advertência por ter em depósito carvão vegetal sem autorização do órgão competente.

Situação semelhante ocorreu em Rosana, visto que durante a operação, a Polícia Militar Ambiental realizou um atendimento de ocorrência de atividade potencialmente poluidora e de depósito de carvão sem licença válida para todo o tempo do armazenamento. “Chegando a uma propriedade rural do Distrito de Primavera, constatamos a existência de 320 kg de carvão vegetal, sendo 32 sacos de 10 kg cada”.

Com isso, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental por depósito de carvão sem licença/atividade potencialmente poluidora na modalidade advertência. O carvão foi apreendido e permanecerá no deposito da Base Operacional de Rosana aguardando destinação legal.

Pesca irregular

Já no Parque Estadual Rio do Peixe, na região de Dracena, a corporação foi até um acampamento localizado na margem esquerda do rio, quando encontrou um acampamento de pescadores. No local, realizaram a apreensão de um barco de alumínio, um motor de popa, sete anzóis de galho e uma caixa térmica contendo 16,3 kg de pescados (curimbatá e filé de cascudo).

Em diligência pelas imediações foi localizado ainda mais um anzol de galho e duas redes de nylon totalizando 23 metros de comprimento e malhas de 120 milímetros. “Diante dos fatos foram elaborados dois Autos de Infração Ambiental por pescar em local no qual a pesca seja proibida, com multa no valor de R$ 4.104”.

Publicidade

Veja também