Operação Rapina prende grupo criminoso envolvido em furtos e roubos na região do Deinter-8

Ação policial resultou na prisão de 20 pessoas, incluindo membros de grupo especializado em arrombamento de cofres; valor subtraído pela gangue é superior a R$ 1 milhão

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/05/2023
Horário 15:14
Foto: Polícia Civil
Operação Rapina resultou na execução de 50 mandados de busca e apreensão, com um total de 20 pessoas presas
Operação Rapina resultou na execução de 50 mandados de busca e apreensão, com um total de 20 pessoas presas

A Polícia Civil, em conjunto com as Delegacias Seccionais de Polícia de Adamantina, Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau, deflagrou, entre quarta e quinta-feira, a Operação Rapina, com o objetivo de combater os crimes de furto e roubo na região que envolve o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior)
Durante a ação policial, a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Presidente Prudente conduziu a terceira fase de uma investigação voltada à repressão de indivíduos envolvidos em furtos de cofres. 
Há mais de um ano, a Polícia Civil vem apurando as atividades de um grupo suspeito responsável por furtos em estabelecimentos comerciais e residências na região de Presidente Prudente. 
De acordo com a Polícia Civil, o grupo, que atua em conjunto há mais de uma década, possui um histórico de passagens policiais. A corporação indica que, durante as ações, os criminosos arrombam os cofres de imóveis e roubam joias, dinheiro e armas. Nos últimos 12 meses, foram registrados mais de 29 furtos com arrombamento de cofres em Presidente Prudente, Álvares Machado e Pirapozinho, totalizando um valor subtraído superior a R$ 1 milhão. 

Primeira fase

A primeira fase da operação visou o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Como resultado, foram apreendidos diversos itens, incluindo um drone, celulares, computadores, notebooks, DVRs e HDs, além de ferramentas utilizadas para arrombar cofres e ímãs que auxiliam na abertura desses dispositivos. Também foram encontradas roupas e calçados utilizados durante a prática dos furtos. 
De acordo com a Polícia Civil, a análise dos objetos apreendidos na primeira fase permitiu a identificação de mais um suspeito, o que desencadeou na segunda fase da operação. 

Decorrer da ação policial

Na segunda fase da Operação Rapina foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência desse indivíduo identificado ao final da primeira etapa de investigação. Como resultado, a ação policial evoluiu para a terceira fase, na qual foram emitidos cinco mandados de busca e apreensão, bem como cinco mandados de prisão temporária. No decorrer da ação, outras prisões relevantes foram realizadas. Em Rancharia, um homem foi preso por tráfico de drogas, enquanto em João Ramalho, um indivíduo teve sua prisão cumprida por ordem judicial. Já em Maracaí (SP), dois homens de 26 e 27 anos foram detidos por tráfico de drogas. Entorpecentes, celulares e outros objetos foram apreendidos. 

Total da operação

Ao todo, a Operação Rapina resultou na execução de 50 mandados de busca e apreensão, com um total de 20 pessoas presas, sendo 17 delas por meio de mandados de prisão e três em flagrante.
A ação policial mobilizou um total de 175 policiais civis, além de 59 viaturas, que atuaram na execução de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão. Contou-se também com o apoio da Polícia Militar em alguns municípios. 

Publicidade

Veja também