Operação recupera R$ 62 mil em energia elétrica durante vistoria a 22 imóveis de Prudente

A fim de combater furtos e desvios, ação da Polícia Civil, com apoio do Instituto de Criminalística e da Energisa Sul Sudeste, identificou seis irregularidades

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 03/09/2025
Horário 10:18
Foto: Deinter-8
Ação passará a ser realizada de forma rotineira em Presidente Prudente, indica Polícia Civil
Ação passará a ser realizada de forma rotineira em Presidente Prudente, indica Polícia Civil

Deflagrada pela Polícia Civil, com apoio do IC (Instituto de Criminalística) e da Energisa Sul Sudeste, a Operação Choque de Ordem fiscalizou, nesta terça-feira, 22 imóveis localizados em Presidente Prudente, entre residenciais e comerciais, a fim de combater furtos e desvios de energia elétrica no município. Durante as vistorias, seis irregularidades foram constatadas pelas equipes, o que possibilitou a recuperação de 77.654 kWh de energia elétrica, correspondentes a um valor estimado de R$ 62.123,20. 

“Os resultados reforçam a efetividade da operação e a importância da integração entre os órgãos envolvidos no combate a esse tipo de crime. A ação teve como objetivo coibir práticas criminosas de ligação clandestina de energia, os ‘gatos’, que além de causar prejuízos milionários à coletividade, colocam em risco a segurança da população e podem provocar acidentes graves”, ressalta a Polícia Civil.

O órgão investigativo ainda explica que o furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal e será apurado com o “rigor necessário”, “responsabilizando criminalmente os envolvidos”. “O nome da operação reflete a união entre a empresa e a atuação firme do Estado no restabelecimento da legalidade e da ordem pública. Esse tipo de ação passará a ser realizado de forma rotineira em Presidente Prudente, com a finalidade de reduzir a incidência desse tipo de delito e garantir maior segurança à população”, indica.

Consumo monitorado
O coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, Sidney Aparecido Lucio de Souza, através da Polícia Civil, esclarece que, periodicamente, a Energisa monitora o comportamento de consumo dos clientes. Destaca que, além de profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções in loco para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.

“O que nos preocupa é que, mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas se arriscam e colocam em perigo a própria vida, fazendo intervenções irregulares na rede elétrica. Por isso, nossa atuação visa combater o crime e garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica para a comunidade”, reforça.

Sendo assim, a Energisa lembra a importância da comunidade denunciar situações em que existirem suspeitas de furto de energia. “A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 70 10 326 [ligação gratuita] ou pelo site energisa.com.br. A identidade do denunciante é mantida em total anonimato”, garante a concessionária.

Deinter-8
Ação passará a ser realizada de forma rotineira em Presidente Prudente, indica Polícia Civil

Publicidade

Veja também