Operação Virtudes: Delegacia de Proteção do Idoso promove série de ações preventivas neste mês

Em ação que é realizada em todo o país, em outubro, Polícia Civil de Presidente Prudente reforça orientações para combater crimes à população da terceira idade

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 03/10/2025
Horário 10:59
Foto: Polícia Civil
Representantes de diversos órgãos participaram do X Simpósio Intersetorial do Envelhecimento
Representantes de diversos órgãos participaram do X Simpósio Intersetorial do Envelhecimento

A participação da Polícia Civil de Presidente Prudente no X Simpósio Intersetorial do Envelhecimento, realizado nesta sexta-feira, no HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), deu início às ações da Delegacia de Proteção ao Idoso da capital do oeste paulista que envolvem a Operação Virtudes 2025. Uma série de atividades preventivas, educativas e investigativas voltadas à proteção da população da terceira idade da região ainda estão previstas ao longo do mês.

No evento desta sexta-feira foram celebrados os 10 anos de compromisso, troca de saberes e a valorização da pessoa idosa. O simpósio, que se tornou um espaço de diálogo, aprendizado e inspiração, reuniu diversos cuidadores, familiares e a comunidade para refletir sobre o envelhecer como dignidade de vida, e ainda contou, além da Polícia Civil, com a presença de profissionais do HR, da Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes, Saúde, Assistência Social e Coordenadoria da Pessoa Idosa, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Conselho Municipal do Idoso e SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

Fiscalização de denúncias
De acordo com a Polícia Civil, a operação, realizada em todo o país, durante o mês de outubro, segue diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como objetivo fortalecer a rede de proteção aos idosos, combater maus-tratos e prevenir golpes que frequentemente vitimam pessoas da terceira idade.

Ainda dentro da operação, no dia 8 de outubro, o delegado Celso Marques Caldeira conduzirá um bate-papo com idosos atendidos pelo Centro de Referência “Feliz Idade”, abordando os principais tipos de violência e golpes praticados contra essa faixa etária. A ação educativa visa alertar e empoderar a terceira idade para que reconheça e denuncie situações de risco.

A ação também prevê fiscalizações em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), com foco na apuração de denúncias de maus-tratos e negligência. Além disso, a equipe da Delegacia de Proteção ao Idoso fará a apuração de denúncias recebidas pelos canais oficiais, tais como: Disque 100, Disque 180, Disque 197 e Disque Denúncia.

“A Polícia Civil reforça que muitos dos golpes contra idosos envolvem abordagens emocionais e falsas promessas, geralmente praticadas por criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade das vítimas. A população deve ficar atenta e denunciar qualquer suspeita”, declara a especializada. “A Operação Virtudes 2025 reafirma o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos direitos dos idosos e a promoção de um ambiente seguro e digno para essa parcela da sociedade”, finaliza.

Polícia Civil
Representantes de diversos órgãos participaram do X Simpósio Intersetorial do Envelhecimento

Publicidade

Veja também