Pai e filho, Ademar e Alvaro Anzai compartilham todos os dias, lado a lado, o amor pela medicina

Atualmente, dupla divide rotina em uma clínica, repartindo ainda conhecimentos e experiências, sem deixar de fazer novos planos para futuro em conjunto

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 10/08/2025
Horário 04:05
Foto: Cedida
Alvaro e Ademar participam juntos de cursos e congressos no Brasil e no exterior
Alvaro e Ademar participam juntos de cursos e congressos no Brasil e no exterior

“Durante muito tempo eu sonhei em poder, um dia, trabalhar com meu pai, com a mesma satisfação e alegria que ele sempre exerceu a medicina. E, hoje, eu posso viver meu sonho ao lado dele”. Assim, Alvaro Anzai, médico desde 2004, relata sua admiração pelo paizão, Ademar, destaque na especialidade de ginecologia e obstetrícia, em Presidente Prudente, com atuação desde 1978. Atualmente, a dupla divide a rotina em uma clínica, compartilhando conhecimentos e experiências, lado a lado, sem deixar de fazer novos planos para o futuro. Isso sem contar o tempo que desfrutam juntos fora do trabalho.

Histórias como esta, de pais e filhos que moram em Prudente e dividem o amor pela mesma profissão, ilustram esta edição especial de Dia dos Pais. Mais do que compartilhar a rotina no ambiente de trabalho, os relatos demonstram que o convívio enriquece os laços. Orgulho, inspiração... Esses são os sentimentos que tomam conta destas famílias.

Amor à medicina

“Eu aprendi a amar a medicina, e exercer com dedicação e amor, como meu pai. Quando encontrávamos as pacientes no dia a dia, no shopping, nos eventos, sempre cumprimentando ele com muita gratidão, eu comecei a querer isso para mim, encontrar um trabalho que fosse agradável para mim como sempre foi para ele”, recorda Alvaro sobre como escolheu a carreira que gostaria de ter.

Conta o filho que, depois de anos atuando lado a lado, os dois seguem se atualizando através de cursos e participações em congressos no Brasil e no exterior, com planos de aprimorar a clínica da família. “Hoje, fazemos todas as cirurgias juntos, atendemos na mesma clínica, temos nossos horários de trabalho e de lazer sempre juntos. Discutimos casos clínicos um com o outro e definimos a melhor conduta para cada paciente. Encaminhamos pacientes um ao outro, de acordo com a expertise e a especialidade de cada um”, conta Alvaro sobre a rotina compartilhada.

A voz da experiência

Um aprendizado, segundo Alvaro, é de que, na medicina, a experiência conta muito para o melhor cuidado com as pacientes. “Meu pai sempre me dá conselhos e me auxilia nas condutas devido à enorme experiência, muito superior à minha. Hoje, vejo que a medicina, em especial a ginecologia e obstetrícia, me faz muito feliz, assim como desde sempre fez ele muito feliz”, ressalta.

“Eu tenho muito orgulho do meu pai. Vejo nele um profissional muito dedicado e batalhador, que sempre lutou para nunca faltar nada para a nossa família. E, apesar de ser um trabalhador árduo, sempre trabalhou com muita alegria e amor. Tenho muita gratidão por ele ter me incentivado e motivado a seguir seus passos, mais da maneira de viver a profissão do que de falar sobre ela. Porque, hoje, sou muito feliz na minha profissão ao lado dele”, declara Alvaro.

O orgulho é compartilhado pelo papai. “Ver meu filho seguindo a mesma especialidade é um orgulho. Trabalhar com ele, me dá muita alegria. A vinda dele para Prudente trouxe novas técnicas e procedimentos para podermos atender melhor as pacientes. A nossa profissão é muito abençoada. Precisamos de muita dedicação, amor e carinho com as pacientes e suas famílias”, comenta Ademar.

Leia mais

De geração em geração: para expandir negócio familiar, loja de pai terá filial comandada por filho

Mecânico divide rotina em oficina com dois filhos: “parceria de respeito, amizade e sucesso”

Publicidade

Veja também