De geração em geração: para expandir negócio familiar, loja de pai terá filial comandada por filho

Fabinho Baterias uniu profissionalmente empresários de 43 e 23 anos, em Prudente, e pretensão é que empresa siga para futuros netos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 10/08/2025
Horário 04:07
Foto: Cedida
Fábio e Pedro atuam de forma conjunta em todos os setores da empresa
Fábio e Pedro atuam de forma conjunta em todos os setores da empresa

Uma loja de baterias automotivas, montada “do zero”, no Parque do Povo de Presidente Prudente, que uniu profissionalmente pai e filho e deve permanecer na família por gerações, já que os planos são de plena expansão. Esta é a história da Fabinho Baterias. Comandada pelo empresário, Fábio César Ferreira, 43 anos, que atua no ramo há 15 anos, a empresa tem planos para uma filial, que será liderada pelo filho, o também empresário Pedro Espolador Ferreira, 23 anos, que há cinco anos e meio trabalha ao lado do pai.

“Após 10 anos trabalhando como vendedor em uma das maiores fábricas de baterias do Brasil, surgiu a vontade e a oportunidade de empreender e abrir a minha própria loja. Na ocasião, em fevereiro de 2020, quando inauguramos, vi a necessidade de contratar um funcionário. Nessa mesma época, meu filho estava começando a faculdade, com 17 anos, e se interessou em trabalhar na loja comigo”, recorda Fábio.  

De lá para cá, os dois passaram a atuar de forma conjunta em todos os setores da empresa. “Em alguns carros, a troca da bateria é um pouco mais complexa e exige um pouco mais de esforço e experiência. Outros casos são mais simples. Então, enquanto um realiza a troca, o outro já agiliza a emissão da nota fiscal, pagamentos e outras coisas”, conta o empresário.

Para Fábio, o maior legado desta convivência é o aprendizado e a constatação de que um complementa o outro. “Eu sou mais enérgico e explosivo. Ele, mais calmo e tranquilo. Por isso, acredito que haja tanto equilíbrio em nosso negócio. Não houve resistência nenhuma em ele trabalhar na loja, mas, sim, incentivo,
pois desde sempre deixamos claro que queríamos uma empresa familiar”, revela. 

“Dividir a rotina é bem legal e tranquilo, pois na verdade ela é praticamente integral. Moramos juntos também, então chegamos e vamos embora juntos todos os dias. Nossa parceria é de muito sucesso, graças a Deus, pois já estamos com cinco anos e meio de loja aberta e sabemos das dificuldades que é ter e manter um negócio com excelência, tanto de vendas, faturamento, quanto de qualidade nos serviços prestados”, diz o pai, que revela a intenção de abrir uma filial para o filho administrar. 

“Acredito que o negócio deve se estender pelas próximas gerações, sim, pois a minha vontade é que ele continue com a loja após minha parada, aposentadoria e, quem sabe, venha seu filho futuramente também”, prevê o empresário.

Inspiração e admiração

Pedro destaca que pretende seguir na área, a qual acredita que tem muito a evoluir. “E, com o apoio do meu pai, podemos chegar mais longe ainda. Temos uma boa parceria, sempre um ajudando o outro, tanto na parte da loja quanto pessoalmente também. Gosto de escutar os conselhos dele, que sempre são para ajudar”, comenta.

Conta o filho que o pai o inspira a buscar o crescimento profissional por sua honestidade e pela vontade de ser alguém melhor sempre. “Poder trabalhar com meu pai e ajudar no crescimento do negócio que criamos do zero é algo gratificante. Para mim, ele representa inspiração e admiração. Sempre o tive como um exemplo a se seguir e espero poder trazer muito orgulho, assim como tenho dele também”, finaliza.

Cedidas


Dupla divide rotina integralmente: “Nossa parceria é de muito sucesso”, diz o pai

Leia mais

Pai e filho, Ademar e Alvaro Anzai compartilham todos os dias, lado a lado, o amor pela medicina

Mecânico divide rotina em oficina com dois filhos: “parceria de respeito, amizade e sucesso”

Publicidade

Veja também