Em uma oportunidade atípica no futebol, pai e filho estarão lado a lado na arbitragem de uma partida oficial da FPF (Federação Paulista de Futebol). Na ocasião, que culminou cair especialmente neste domingo de Dia dos Pais, os machadenses Clayton de Oliveira Dutra, 43 anos, e Felipe Furuuti Dutra, 17, compõem o quadro de arbitragem das partidas entre Bandeirante e Noroeste pelo Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-12 no Estádio Pedro Marin Berbel, em Birigui.
Felipe será o árbitro central no duelo do Sub-11, já Clayton atuará como quarto árbitro. O primeiro jogo ocorre às 14h. Na sequência, às 15h30, na partida do Sub-12, pai e filho revezam nas funções: Clayton assume o apito e Felipe será o árbitro auxiliar à beira do campo. A escala das partidas também conta com Marcelo Zamian de Barros e Fabrício dos Santos como árbitros assistentes.
Em entrevista ao O Imparcial, Clayton revelou, com emoção, que atuar junto a Felipe em um jogo oficial da FPF é a concretização de um sonho. “Meu presente de Dia dos Pais foi essa escala. Estou há 18 anos formado como árbitro e, desde então, nunca vi um pai atuar junto ao filho em uma escala oficial da federação. Estou muito feliz”, declarou o árbitro de Álvares Machado.
Ele ainda compartilhou como foi receber a informação que ambos estariam na mesma partida e descreveu o momento de alegria com o filho após a confirmação da escala. “O Felipe relatou que estava na academia, parou o treino dele e foi para casa de bicicleta. Eu sou secretário de Esportes aqui em Machado e logo quando recebi o SMS de confirmação tentei ligar para ele, mas não atendeu. Quando cheguei em casa após o expediente, a gente chorou, riu, gritou, comemorou e pulou. Ainda não caiu a ficha”, relatou Clayton Dutra.
Fase de conclusão
Felipe está na fase final da conclusão do curso de formação de árbitros da FPF. Sua estreia como árbitro em uma escala oficial sob chancela da federação aconteceu no último final de semana no duelo entre Vocem e Marília pela 12ª rodada do Paulista Sub-11, em Assis. Já em seu segundo final de semana em uma escala oficial, o jovem de 17 anos vai atuar junto ao pai. Clayton também falou da expectativa para este domingo:
“Trabalhar com ele nestes jogos, ainda mais em um Dia dos Pais, é um dos melhores presentes da minha vida. A gente vai viajar um dia antes para comemorar esta escala, vamos pernoitar em Birigui. No domingo, vamos fazer nosso melhor. O Felipe vai ter mais uma oportunidade para aplicar aquilo que vem aprendendo no curso de formação da FPF. Toda a tranquilidade que ele precisar durante a partida, eu vou passar pra ele. O Felipe vai estar com uma equipe muito experiente para este jogo: o assistente Marcelo Zamian tem mais de mil jogos pela federação e o Fabrício Barbosa também tem sua experiência e há todo um entrosamento entre nós. Vai ser uma coisa surreal, vamos aproveitar muito este dia, minha família vai estar toda presente, será inesquecível”, revelou o árbitro.
O próximo sonho, segundo ele, será atuar futuramente junto com o Felipe em uma partida profissional da FPF. “Esse é meu objetivo, seja ele apitando e eu de reserva ou vice-versa. Quem sabe em 2026 a gente ter a oportunidade de apitar uma partida profissional. Esse é o próximo passado”, finalizou o árbitro.