Palestinos made in Brazil

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do chocolate e do chocolate no futebol

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 24/03/2024
Horário 05:30

E não é que o Brasil também tem a sua Palestina? Evidente que este cronista aristocrata, charmoso, lindo e sofisticado (podem rir) refere-se ao município de Palestina, localizado no norte do Estado de São Paulo. A Palestina brasileira é bem grandinha, se me permitem o termo. Território de 695,5 km², onde vivem 11.051 palestinos, que nunca foram atacados por Israel.
Sim, quem nasce na nossa Palestina só pode ser palestino, é ou não é, dona Zezé. Por falar nisso, há palestinos do Oriente Médio na Palestina em questão? Se há eles devem se cuidar, pois o Bibi Cramulhão é o exterminador do presente. Ele não vai sossegar enquanto não matar todos ou quase todos os palestinos, não importa onde estejam. Daí o alerta do O Espadachim: alguns podem estar homiziados (eita palavra "bonita") na nossa Palestina.
O meu temor, nesta época de fake news, é de que comecem a espalhar notícias falsas dando conta da existência de palestinos no norte paulista, ou seja, na nossa Palestina. Sabem como é: a CIA e o Mossad não brincam em serviço. Um mal-entendido complica a situação ainda mais em um tempo de guerras, que podem varrer a humanidade da face da Terra, se é que o planeta tem face. Mas tem Facebook.
Ao que parece, os 11.051 palestinos da nossa Palestina estão tranquilos. Como todo mundo, eles acompanham  a guerra no Oriente Médio entre Israel e Palestina e não entre Israel e Hamas, como dizem certos idiotas na televisão. Poucos comentaristas falam a verdade. Em suma: explicam bem o conflito, entre eles o destemido jornalista e historiador Breno Altman, que é judeu e com conhecimento de causa esculhamba Israel por causa das atrocidades em Gaza.
A cidade de Palestina foi fundada pelo padre espanhol Valentim Álvares, em 1º de abril de 1922. Apesar da data, não é mentira. O padre chamou a cidade de São João da Palestina. O tempo passou e o nome mudou para Nova Palestina. Por fim, o terceiro e definitivo nome (quem sabe?): Palestina. Como tinha algumas posses, incluindo um terreno, o piedoso sacerdote doou o terreno para construir a igreja. 
Não sei se Palestina é uma cidade tranquila, como muitas cidades do interior do Brasil. Já na outra Palestina o bicho pega e há o risco de a situação ficar completamente descontrolada. Talvez seja o caso de rezar para um judeu famoso que nasceu na Palestina: Nosso Senhor Jesus Cristo.

DROPS

Será que os estudantes de Gaza gazeteiam?
(Pedro Leite, jornalista)

Serial killers estão chefiando governos. É só dar moleza e eles tomarão conta de tudo.
(Ailton Krenak, escritor e filósofo em entrevista ao canal do Bob Fernandes)

Se você está chocado é porque comeu ovo choco.

Em vez de chorar vamos ouvir um chorinho.

Publicidade

Veja também