Pancadas de chuva são previstas até os primeiros dias de março

Conforme informações do Climatempo, população pode aguardar novas precipitações, com rajadas de vento, hoje, sábado e domingo; clima ameno chega com o início do outono, no próximo mês

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 21/02/2018
Horário 17:30

As áreas de instabilidade espalhadas pela região Sudeste, conforme previsão do Climatempo, devem causar fortes chuvas nesta semana. Em Presidente Prudente, a temperatura mínima deve estabilizar-se em 19º C e a máxima pode chegar a 30º C. Até o fim de semana, há previsão de chuvas para hoje, sábado e domingo. Nos demais dias, a probabilidade é 0%.

De acordo com José Tadeu Garcia Tomaselli, responsável pela Estação de Meteorologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Prudente, a população pode esperar para a reta final deste mês, dias chuvosos, já que a condição climática está propícia em relação à época do ano. Com a grande disponibilidade de umidade e calor e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, as nuvens voltam a se formar pela região, e as pancadas de chuva acontecem de novo por aqui.

Já no próximo mês, ocorrem o encerramento do verão e o início do outono, período em que os dias começam a se encurtar, devido à posição do sol em relação a Terra, mas segundo o especialista, as chuvas perduram até os primeiros dias de março. Os prudentinos podem aguardar o encerramento da temporada de dias nublados e com intensas chuvas, e a chegada de um clima mais ameno e seco.

Nascida e criada em Prudente, Rita Maetti, aposentada, 85 anos, diz que percebeu a diferença do clima com o passar dos anos. Hoje, ela diz que quando a chuva passa, o sol é muito intenso e antigamente o tempo não era assim. Ela diz que não gosta da chuva intensa e nem do calor em excesso, para ela o clima ideal é o tempo fresco. “Como sou idosa, quando chove muito já me afeta sair de casa. Tenho medo de cair, pois tenho problema no joelho e já sofri acidentes algumas vezes”.

Já a professora Janilce Olim Bueno, 66 anos, comenta que a chuva intensa só atrapalha na hora que é preciso sair de casa para trabalhar ou resolver problemas do dia a dia, contudo, é essencial que chova para não ter racionamento de água e ajudar os agricultores. “Eu prefiro o calor, mas sei que essa é uma época de chuva, então não me atrapalha muito não, estou acostumada”.

 

Perigos da chuva

Durante o período de chuvas nas regiões Sul e Sudeste, a incidência de ventos e raios (descargas atmosféricas) aumenta e consequentemente os riscos para pessoas e equipamentos elétricos se elevam. Segundo levantamento realizado pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é atingido anualmente, em média, por 77,8 milhões de raios. O verão é a estação do ano que registra o maior número de descargas atmosféricas e também de temporais.

Sendo assim, quando o tempo estiver “fechando”, uma boa prática para evitar prejuízos é desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. “Durante as tempestades, quando ocorre uma alta incidência de raios que atingem a região e também o sistema elétrico, podendo provocar a interrupção do fornecimento de energia, o ideal é que os equipamentos sejam retirados das tomadas. É uma medida preventiva”, destaca Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da Energisa Sul-Sudeste.

 

CUIDADOS REDOBRADOS EM TEMPORAIS

- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

- Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;

- Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares;

- Deixe para carregar ou smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios

- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

- Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

- Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc);

- Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

- Durante temporais, evite aglomerações;

- Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;

- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;

- Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios.

Fonte: Energisa

Publicidade

Veja também