Papa consagra a  humanidade à Maria

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 27/03/2022
Horário 04:30

Na sexta-feira, 25 de março, dia da Anunciação do Senhor (festa da Encarnação do Verbo de Deus por obra do Espírito Santo no seio da Virgem Maria), em comunhão com todos os bispos do mundo, o papa Francisco presidiu na Basílica de São Pedro (Vaticano) uma “Celebração da Penitência” (após a qual ele também se confessou). Na ocasião, Francisco recitou o “Ato de consagração da humanidade, especialmente da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria”. O papa recordou que “a consagração não é uma fórmula mágica, mas um ato espiritual. É o gesto da entrega plena dos filhos que, na tribulação desta guerra cruel e insensata que ameaça o mundo, recorrem à Mãe”.
Nestes dias, notícias e imagens de morte continuam entrando dentro de nossas casas, enquanto as bombas destroem as casas de muitos dos nossos irmãos e irmãs ucranianos inermes. A guerra brutal, que se abateu sobre tantos e que a todos faz sofrer, provoca em cada um medo e consternação. Notamos dentro de nós uma sensação de impotência e inadequação. Precisamos ouvir dizer-nos: ‘não temas’. Mas não bastam as garantias humanas, é necessária a presença de Deus, a certeza do perdão divino, o único que apaga o mal, desativa o rancor, restitui a paz ao coração. Voltemos a Deus, ao seu perdão. “Precisamos do Espírito de amor, que dissolve o ódio, apaga o rancor, a ganância, desperta-nos da indiferença. Pedimos tantas coisas ao Senhor, mas nos esquecemos de pedir-Lhe o que é mais importante: o Espírito Santo, a força para amar”.
Segundo Francisco, “se quisermos que mude o mundo, tem de mudar primeiro o nosso coração. Para o conseguirmos, deixemos hoje que Nossa Senhora nos leve pela mão. Olhemos para o seu Imaculado Coração, onde Deus descansou, para o único Coração de criatura humana sem sombras. Ela é ‘cheia de graça’ e, portanto, vazia de pecado: n’Ela não há vestígios de mal e, assim, com Ela Deus pôde iniciar uma história nova de salvação e de paz. Naquele ponto, a história deu uma virada. Deus mudou a história, batendo à porta do Coração de Maria”.
“A Vós [Virgem Maria] consagramos o futuro da família humana inteira, as necessidades e os anseios dos povos, as angústias e as esperanças do mundo. Por vosso intermédio, derrame-se sobre a Terra a Misericórdia divina”. “Ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz”.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também