Parada Festiva é muito mais que uma homenagem à cidade!

EDITORIAL -

Data 10/09/2022
Horário 04:15

Na próxima semana, Presidente Prudente comemora seu 105º aniversário. Já há alguns dias e também nos próximos que virão, diversos eventos vêm sendo realizados na cidade, no intuito de resgatar sua história e mostrar, principalmente a quem vem de fora, um pouco do que a capital do oeste paulista tem a oferecer. A Expo 2022, que teve início na terça-feira e segue até o dia 14, tem reunido diariamente milhares de pessoas e proporcionado, com uma ampla programação, cultura, conhecimento e diversão.
Além dos eventos que já aconteceram e foram sucesso de público, como a 3ª Batatec – Feira Tecnológica da Batata-Doce, que reuniu cerca de 50 mil pessoas em quatro dias de atrações no Centro Cultural Matarazzo, em agosto; e o Rally dos Sertões, onde 20 mil recepcionaram os pilotos participantes e fizeram a festa no Parque do Povo, de 26 a 28, Prudente se prepara para sediar, mais uma vez, a tradicional Parada Festiva.
Conforme matéria divulgada na edição de quinta-feira, o desfile comemorativo será realizado na Avenida Washington Luiz, e contará com a participação de 70 grupos, como escolas da rede municipal, entidades e forças armadas, além de cinco bandas e fanfarras, que serão distribuídas durante o percurso. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e, por decisão do Tiro de Guerra, também vai incorporar o desfile alusivo ao Dia da Independência.
Para muitos, é simples. É só comparecer no dia ou hastear a bandeira durante a semana da pátria ou do aniversário do município, para achar que já é patriota e está fazendo sua parte. Mas será que é só isso? 
Prestigiar a Parada Festiva é importante, bonito, mostra o orgulho de fazermos parte desta cidade, mas não basta. É preciso ainda mais. Ações de patriotismo devem começar em casa, ser ampliadas nas escolas e praticadas - desde cedo com as crianças - não apenas em datas comemorativas ou em época de Copa do Mundo, que está chegando, mas por toda a vida. 
Amar a pátria vai muito além de vestir um verde e amarelo e gritar Brasil. É ser solidário, reconhecer e valorizar as raízes do seu povo. É gostar e lutar pelo bem e pelo desenvolvimento de seu país, cidade, bairro ou até mesmo a rua em que vive, como cidadão consciente. Fazer o que pode para melhorar e cuidar do lugar onde mora. Ajudar o vizinho, servir uma pastoral na igreja, prestar um serviço voluntário, preservar o meio ambiente, combater a corrupção... 
Que nestes dias, além de prestigiarmos, participarmos e aplaudirmos tudo que vem sendo realizado, possamos também refletir sobre as nossas ações e atitudes. Qual tem sido sua contribuição, para o futuro da cidade e das próximas gerações? 
 

Publicidade

Veja também