Parceiros iniciam programa de arborização urbana em Prudente

“É uma realização pessoal ter sido o vetor de tudo isso, ser a pessoa que uniu as várias peças do quebra-cabeça para fazer esta iniciativa acontecer", colocou Perrone.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 01/06/2014
Horário 09:16
 

Foi dada a largada para o plantio de mais de 150 mil mudas de árvores que serão espalhadas em Presidente Prudente dentro do programa de arborização urbana Prudente Mais Verde. As primeiras 1.500 foram colocadas ontem no fundo de vale às margens do córrego do Saltinho, no jardim Cambuy, local onde, posteriormente, 5.000 arbóreas serão plantadas. A solenidade de início da ação ocorreu ontem, dentro da Semana do Meio Ambiente, e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do MPE (Ministério Público do Estado), de órgãos públicos, entidades, clubes de serviço e da comunidade.

Jornal O Imparcial Ontem, pontapé inicial do projeto, margens do córrego do Saltinho recebeu 1.500 mudas

Aprovado no final de abril pela Câmara Municipal, o projeto de autoria do vereador Ênio Luiz Tenório Perrone está saindo do papel. Com o apoio de diversos parceiros e, é claro, da comunidade, o município espera plantar e cuidar das espécies para que a cidade colha em curto e longo prazos os benefícios de uma cidade que ampliará sua área verde. "É uma realização pessoal ter sido o vetor de tudo isso, ser a pessoa que uniu as várias peças do quebra-cabeça para fazer esta iniciativa acontecer", colocou Perrone.

Ontem pela manhã também esteve presente no local o ambientalista que apresentou ao vereador as necessidades de se trabalhar em prol da arborização da maior cidade da região. Ebert José Soragi explica que o município está em defasagem no que diz respeito à quantidade de área verde e que o plantio iniciado resultará na melhor qualidade de vida da população. "Além de embelezar o ambiente, estas árvores amenizarão o calor, ajudarão a purificar o ar, entre outros benefícios. Aliás, é importante citar que uma árvore isolada acumula 400 litros de água, por dia, no inverno, para fazer chuva no verão", coloca.

Empolgado com a ação, Wilson Portella Rodrigues, secretário municipal do Meio Ambiente, salienta que ela só terá êxito com a participação da sociedade e ressalta que, apesar de funcionários da pasta serem escalados para trabalhar na manutenção destas mudas, toda a população é convidada a ajudar, a "trabalhar em prol do meio ambiente".

 

Apoio

De forma pioneira no Estado, o MPE se envolve em um evento desta magnitude. É o que diz André Luis Felício, promotor de Justiça do Meio Ambiente. Ele conta que o órgão foi um dos primeiros procurados quando o programa ainda era pensado na casa de leis. Tendo respondido de maneira favorável, Felício diz que o MPE já destinou mais de mil mudas para o projeto e a expectativa é de que envie outras milhares. "Estamos dirigindo as mudas provenientes de multas de compensação ambiental para que sejam plantadas na cidade. É o Executivo, o Legislativo e o MPE trabalhando em harmonia para a viabilização do programa", fala. Além do Ministério Público, vale lembrar que o município recebeu várias doações de mudas. Uma delas, a de uma estatal, garante a plena execução do Prudente Mais Verde, o que levará o município a ultrapassar o número de novas árvores estimado para o programa inicialmente. Como publicado anteriormente, a previsão é de que, em dois anos, aproximadamente, 200 mil mudas sejam plantadas em território prudentino.

 

Participantes

Atiradores do Tiro de Guerra, escoteiros, membros de entidades locais. Estes compunham apenas parte do público que participou da festa do meio ambiente ontem. Maria Cecília França Marra compareceu juntamente com seus companheiros do projeto Agente Jovem Ambiental, da Coordenadora Municipal da Juventude. Ela confessa nunca ter plantado uma única árvore, mas garante que trabalhará para que esta realidade mude depois deste sábado. "Espero colaborar bastante neste sentido. Afinal, é um bem que fazemos não apenas para nós, mas para toda a nossa comunidade", reforça. Já o presidente do Imúsica (Instituto de Música do Oeste Paulista), Fernando Testa, 37, levou 20 crianças de 6 a 13 anos para acompanhar o evento ao livre. "O objetivo é que eles aprendam a cuidar e preservar a natureza", diz.
Publicidade

Veja também