Parceiros lançam trilha ecológica em faculdade de Prudente

Iniciativa compõe projeto de recuperação do Córrego do Cedro e visa conscientizar sobre a preservação dos recursos hídricos

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 22/03/2017
Horário 06:37


A Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) promoveu, na manhã de ontem, o lançamento de uma trilha ecológica que compõe o projeto de recuperação do Córrego do Cedro, de onde são captados 30% da água que abastece o município. Na ocasião, os parceiros presentes fizeram o plantio simbólico de dez mudas de ipê no espaço que abrigará o portal da trilha e a entrega do quiosque onde os estudantes serão recebidos com café da manhã e uma apresentação em vídeo no momento das visitações. De acordo com o coordenador de projetos ambientais da Fapepe, Murilo Mendes de Ângelo, o projeto encontra-se atualmente em processo de licenciamento pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), mas a expectativa é que a aprovação ocorra dentro de 40 dias, quando a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) iniciará o procedimento de roçada para a abertura da trilha.

Jornal O Imparcial
Apresentação ocorreu em quiosque remodelado para o projeto

O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) aponta que o trabalho de restauração da APP (área de preservação ambiental) perdura há 11 anos e não seria possível se não houvesse o empenho de todos os envolvidos, uma vez que "a recuperação da natureza é um processo moroso". Segundo ele, o fato de Prudente ser uma cidade de muitos declives favorece o alto número de áreas verdes. "Eu estive em Araçatuba recentemente e percebi que o município é plano, mas com poucas áreas verdes. Prudente, por sua vez, é cheia de altos e baixos e são justamente nos baixos onde se encontram esses espaços, que, por força de lei, acabaram sendo preservados a fim de impedir a ocupação humana", expõe. O chefe do Executivo enfatiza que a APP localizada na Uniesp, em especial, "é um tributário muito importante para o município", pois abrange um córrego importante para o seu abastecimento.

Já o titular da Semea, Wilson Portella Rodrigues, enfatiza que a abertura da trilha contribuirá para a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, um dos principais objetivos da Semana da Água, em realização até sábado, além de fomentar a recreação e a educação ambiental. "Com exceção do Horto Florestal e da trilha ecológica da Encalso, não tínhamos muita opção para a conscientização dos nossos estudantes. A trilha da Fapepe será uma alternativa a mais de lazer e caminhada para toda a população", salienta.

O coordenador de tráfego da Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), parceira da ação, Marcos Lanuti, acredita que a iniciativa é uma forma de mitigar os impactos ambientais e conscientizar a sociedade sobre algo que precisa ser preservado para as futuras gerações. Um dos representantes do Rotary, Vilcio Caetano de Lima, por sua vez, pontua que a trilha ecológica "é um legado que será deixado para o município e uma fonte de estudo para os alunos".

 

 

 
Publicidade

Veja também