Parlamento Jovem encerra 1ª Legislatura com sessão solene

Evento fez parte da última formação dos adolescentes e foi conduzida pelos próprios vereadores jovens.

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2023
Horário 15:58
Foto: Helena Rodrigues Puerta/Comunicação Câmara Prudente
Vereadores jovens com as homenageadas, professoras Paola e Viviane
Vereadores jovens com as homenageadas, professoras Paola e Viviane

Nesta terça-feira (5), a 1ª Legislatura do Parlamento Jovem - Programa Multiplicadores de Cidadania – realizou a sessão solene de encerramento. O projeto foi desenvolvido pela Escola do Legislativo "Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima", juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, da Câmara Municipal de Presidente Prudente.
O evento fez parte da última formação dos adolescentes e foi conduzida pelos próprios vereadores jovens. Na ocasião, cada um deles pode falar sobre o seu processo como membro do Parlamento, desde o primeiro, no dia 7 de junho.
Os jovens também prestaram homenagens às professoras Paola Gomes Coutinho Barra Rosa e Viviane Fernanda de Oliveira Carvalho, com a entrega do diploma "Amigas da Educação Cidadã".
Além dos membros do parlamento jovem, participaram o presidente da Casa de Leis, Tiago Oliveira; o diretor presidente da Escola do Legislativo, William Leite; o presidente da Frente Parlamentar e 2º secretário, Wellington Bozo; a 1ª secretária, Nathália Gonzaga; a vice-presidente Professora Joana D’Arc; e os vereadores Miriam Brandão e Joãozinho da Saúde.
Para o presidente da 1ª Legislatura Jovem, Willian Napoli da Silva, a experiência foi desafiadora. "Tive que fazer coisas que eu não tinha feito antes, como falar na frente de 50 jovens. São novas experiências e são com essas experiências que vamos melhorando cada vez mais", pontuou.
De acordo com a vereadora jovem Luma Morano Maziero, durante o processo os adolescentes receberam diversos conhecimentos e aprendizados; ela afirma que irá tentar passar todos a diante. "É muito gratificante mesmo, espero que todos possam ter essa oportunidade", acrescentou.
A participante Amarilys Conde Bueno relata que aprendeu muito durante sua participação. "Entendi como funciona a cidadania, saber como é realmente a política é uma experiencia muito boa. Creio que essa experiência vai abrir portas para muitas pessoas," afirmou.
Para a vereadora Bruna Brito de Oliveira, participar do Parlamento Jovem foi importante para o seu desenvolvimento pessoal. "Eu vou poder contribuir com a sociedade, poder contribuir com tudo o que eu aprendi, não só para os meus amigos, mas para todos que eu tiver algum contato, foi uma oportunidade única!", pontuou.

Participação
Também participaram da solenidade, os vereadores jovens Mateus Giuseppe Petrin Caetano Lima; Ana Laura Campos Galindo (vice-presidente); Victor Guilherme Oliveira dos Santos (1° secretario); Beatriz Moreira de Souza Santos; Lígia Silva Santos (2° secretaria); Matheus Campos Maciel; Guilherme Soares Amaral; Bruno Gabriel de Oliveira Dias; Estevan Guilherme Giusti Rodrigues; Maria Beatriz Paes Lopes e Brenda Brito de Oliveira.
A sessão ainda teve a presença do ex-presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Wilson Portela; do gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante; do delegado Moacir de Oliveira Lima, representando o delegado Walmir Geralde, diretor do Deinter-8; Lucas Rocha Bragatto, representando o deputado estadual Mauro Bragatto. Também esteve presente o membro do Grupo de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda, Edmar Silva; Danilo Silingowschi e Luana Nogueira, diretores do Colégio Multiplus; o vice-diretor do colégio Monsenhor Sarrion, José Roberto do Santos; Paloma Campos, representando o presidente da Casa do Aprendiz Cidadão (CAC), Dr. Luiz Antônio Miguel Ferreira; o representante do Colégio Adventista, Jonatas Oliveira; o diretor-presidente da Associação de Pais de Amigos do Guayporé, José do Carmo; a diretora-presidente do grupo Escoteiro Guayporé, Jucemara Passos; e a professora Paulina Paulino.

Parlamento Jovem
Esta foi a primeira edição do Parlamento Jovem - Programa Multiplicadores de Cidadania. O projeto foi desenvolvido pela Escola do Legislativo "Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima", juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, da Câmara Municipal de Presidente Prudente.
Os adolescentes frequentam a Casa de Leis desde junho, quando começou a 1° etapa do programa, contando com quatro encontros. No 1º encontro, realizado em 7 de junho, ocorreu uma mesa-redonda com os Três Poderes a nível municipal.
Entre os vereadores prudentinos, participaram o presidente da Casa de Leis, Tiago Oliveira; o diretor presidente da Escola do Legislativo, William Leite; o presidente da Frente Parlamentar e 2º secretário, Wellington Bozo; a 1ª secretária Nathália Gonzaga; e a vice-presidente Professora Joana D’Arc.
Representando o poder Executivo, estiveram presentes o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e a prefeita de Presidente Venceslau Bárbara Vilches. Representando o Poder Judiciário, o diretor do Fórum local, José Wagner Parrão Molina. Como convidada, esteve presente Sabrina Valéria, eleita vereadora mirim em 2007 e, depois, em 2012, aos 18 anos, vereadora na sua cidade, Lobato (PR).

Encontros 
Já no 2° encontro, no dia 14 de junho, a Egesp (Escola de Governo do Estado de São Paulo), abordou o tema arrecadação de impostos, cidadania e como são os gastos do governo em todos os níveis. A ação foi realizada pelo técnico da Fazenda Estadual, Edmar Aparecido da Silva junto ao Auditor Fiscal da Receita Estadual, Ricardo Hiroshi Idagawa.
No dia 21 de junho, houve o 3° encontro com a participação de dois palestrantes, sendo eles, o Promotor aposentado da Infância e Juventude, Luiz Antonio Miguel Ferreira, com o tema "Cidadania, engajamento popular e grêmios estudantis"; e o Reitor da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá Amaral, com o tema "Hierarquia das legislações no Brasil - Constituição Federal, leis federais, estaduais e municipais".
No 4º e último encontro desta etapa, realizado em 28 de junho, houve um concurso cultural que elegeu os 13 vereadores da 1° Legislatura Jovem.
A eleição foi por meio de uma redação sobre os temas abordados nos três encontros anteriores. Cada jovem recebeu uma folha pautada sem o nome, apenas com um código, que o avaliador não teve a referência de quem escreveu.
No dia 12 de julho, a Câmara Municipal divulgou os 13 eleitos, conforme a ordem de nota pela redação, além, da escola que estudam: Mateus Giuseppe Petrin Caetano Lima (Colégio Criarte); Amarilys Conde Bueno (Colégio Adventista); Ana Laura Campos Galindo (Colégio Adventista); Luma Maziero (E. E. Monsenhor Sarrion); Victor Guilherme Oliveira dos Santos (E. E. Anna Antônio / Casa do Aprendiz Cidadão); Beatriz Moreira de Souza Santos (E. E. Profª Fátima Aparecida Costa Falcon); Bruna Brito de Oliveira (Colégio Multiplus); Lígia Silva Santos (E. E. Teófilo Gonzaga da Santa Cruz); Matheus Campos Maciel (Colégio Adventista); Willian Napoli da Silva (E. E. Profª Mirella Pesce Desidere / Casa do Aprendiz Cidadão); Guilherme Soares Amaral (Etec Prof. Adolpho Arruda Mello / Casa do Aprendiz Cidadão); Bruno Gabriel de Oliveira Dias (E. E. Profª Mirella Pesce Desidere / Casa do Aprendiz Cidadão); e Kauan Domingues Spinosa Alves (Escola Sesi Antônio Scalon (Vila Real) / Casa do Aprendiz Cidadão).
Além disso houve também a divulgação dos nove vereadores suplentes, conforme critério de desempate, que é o mais novo: Estevan Guilherme Giusti Rodrigues (E. E. Fernando Costa); Maria Beatriz Paes Lopes (Escola Sesi Darcy Zacharias (Vila Parque Furquim); Brenda Brito de Oliveira (Colégio Multiplus); Maria Julia Maschio Hernandes (E. E. Oracy Matricardi); Luis Felipe Oliveira Silva (E. E. Dr. José Foz / Casa do Aprendiz Cidadão); Sayuri Fukui Miyazaki Brito (E. E. Profª Fátima Aparecida Costa Falcon); Matheus Alves Brito (E. E. Fernando Costa / Casa do Aprendiz Cidadão); Miguel Assencio Brum (E. E. Profª Fátima Aparecida Costa Falcon); e Eduarda Giusti Rodrigues (Etec Prof. Adolpho Arruda Mello).
Os vereadores jovens foram diplomados em sessão ordinária no dia 7 de agosto. A solenidade fez parte das ações do Centenário de instalação do Parlamento Prudentino, que ocorreu em 27 de agosto de 1923.
Os eleitos tiveram uma capacitação sobre processo legislativo no dia 16 de agosto. Além disso, no mesmo dia, os adolescentes participaram de uma roda de conversa com o professor e historiador Benjamin Resende, mediada pela professora Paulina Paulino.
Em 23 de agosto, através do voto em urna, assim como ocorre nas Legislaturas do Parlamento Prudentino, foi eleita a Mesa Diretora da 1ª Legislatura, composta por Willian Napoli da Silva como presidente, Ana Laura Campos Galindo como vice-presidente, Victor Guilherme Oliveira dos Santos como 1º secretário e Lígia Silva Santos como 2ª secretária.
No mesmo dia, os vereadores também realizaram a primeira sessão ordinária, quando debateram 13 requerimentos.
No dia 20 de setembro, os vereadores jovens aprovaram durante segunda sessão ordinária, 13 requerimentos de providências e informações.
Em seguida, na terceira sessão ordinária, em 25 de outubro, foram aprovados mais 13 requerimentos.
Além disso, depois da votação, foi realizada uma palestra com o tema "O Poder da Linguagem Corporal: Como causar uma boa impressão e conquistar as pessoas". Na ocasião, o palestrante foi Marcos Vinicius Furlanetto Poletto, Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, servindo no Décimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior (18ºBPM/I), atual comandante da 1º Cia PM do 18º BPM/I.
Como parte das atividades, a 1° Legislatura Jovem criou a homenagem "Amigo da Educação Cidadã", por meio da Resolução Nº 0003/01.
Houve uma audiência pública no dia 14 de novembro para debater o Novo Ensino Médio. O Requerimento Nº 0024/01, que tratou da audiência, foi deliberado em sessão ordinária dos jovens no dia 20 de setembro. A decisão em discutirem o assunto foi em decorrência do tema ser parte do cotidiano e diferença dos adolescentes que estudam em escolas privadas e públicas.
No dia 22 de novembro, foi realizada a quarta e última sessão dos vereadores jovens, onde foi aprovada a minuta do Regime Interno do Parlamento Jovem, que servirá de base para a realização das próximas edições. Ademais, foram debatidos outros 11 requerimentos de providências e informações. Logo após a sessão, os vereadores jovens foram ao Sebrae Prudente para uma palestra do tema "Mobilize seus talentos para o Mercado de Trabalho".
Por fim, a sessão solene de encerramento da 1ª Legislatura, que ocorreu nessa terça-feira (5), em evento aberto ao público.

 

Publicidade

Veja também