Paróquia oferece "banho solidário” nas ruas

Além da nova ação que será disponibilizada a partir de 2017, Pastoral Social já concede alimentação e cortes de cabelo para andarilhos

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 27/12/2016
Horário 09:09
 

O clima natalino costuma encher os corações de gratidão pelas bênçãos recebidas ao longo do ano. Coisas que normalmente sequer são valorizadas - como ter um local onde dormir, tomar banho, e uma refeição todos os dias – se tornam motivo de ação de graças. Esse espírito de solidariedade levou a Paróquia São Judas Tadeu a realizar uma ação inédita em Presidente Prudente para os moradores de rua, oferecendo refeições na noite de Natal e cortes de cabelo de forma gratuita.

Jornal O Imparcial Banheiros químicos adaptados para banhos serão colocados nas praças

Ainda ontem foram oferecidas aproximadamente 60 "ceias" de Natal com auxílio de doações dos paroquianos e do trabalho de aproximadamente 30 voluntários, conforme o padre Silvio Oliveira. O intuito da ação é levar um pouco mais de dignidade e respeito a essas pessoas que são menos favorecidas ou ignoradas pela sociedade.

A Pastoral Social já realiza há cinco anos, semanalmente, a entrega de marmitas aos moradores de rua e oferece os cortes de cabelo quinzenalmente. Mas a partir de 2017 a iniciativa terá uma novidade: o "banho solidário", realizado em parceria com a Prefeitura de Prudente. O município forneceu pontos elétricos e hidráulicos para que os assistidos utilizem o chuveiro elétrico "adaptado" em banheiros químicos.

A pastoral concederá também toalhas, produtos de higiene pessoal e roupas limpas, sendo a grande novidade da ação, de acordo com o padre.

"A ideia de criar esses banheiros veio depois de pedidos dos próprios atendidos", esclarece. Voluntários da pastoral continuarão oferecendo os banhos três vezes por semana, e o município se prontificou a arcar com os custos de água e energia. Os banheiros são "itinerantes", ficam na paróquia e serão deslocados a dois pontos para atender os moradores de rua: na Praça Nove de Julho e na Praça da Bandeira.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Helena Silvestre, explica que o município apenas forneceu a estrutura necessária para a iniciativa que partiu integralmente da igreja. "No nosso entendimento tudo que vem para somar, trazer qualidade de vida e beneficiar a população é importante. Ressaltamos que já disponibilizamos esses serviços para as pessoas em situação de rua, tentando minimizar o sofrimento da situação em que eles se encontram, mas é extremamente necessário que cada vez mais a sociedade se engaje em ações como essa", expõe.

 

 
Publicidade

Veja também