Páscoa

BILI INFANTE

COLUNA - BILI INFANTE

Data 30/03/2021
Horário 03:35

Com a proximidade da Páscoa, municípios da região se movimentam para celebrar a data. O governo de Teodoro Sampaio, através da Secretaria de Educação, iniciou a distribuição de 2,9 mil ovos de chocolate, que vão ser entregues a alunos da rede municipal, rede estadual (do primeiro ao quinto ano) e entidades que atendem crianças. Para alunos com restrição alimentar, a municipalidade adquiriu ovos de alfarroba. Em Euclides da Cunha Paulista, a Prefeitura vai distribuir 1 mil caixas de bombom para crianças euclidenses.

Estrada concluida

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema anunciou a conclusão da primeira etapa da pavimentação da estrada Pé de Galinha, que liga a sede do município a vários assentamentos rurais e ao Lar dos Idosos. O trecho, de 1,8 km, foi pavimentado em parceria com o governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 1,3 milhão.

Patrimônio histórico

A Família Ferreira, dos fundadores de Teodoro Sampaio, Odilon Ferreira e Valter Ventura Ferreira (Clarindo), realizou a doação de livros e registros contábeis da Organização Colonizadora Engenheiro Theodoro Sampaio. Fundada em 1949, a colonizadora foi o embrião da formação do município, que hoje conta com mais de 23 mil habitantes. Em nota, a prefeita Janda (PSD) agradeceu à família fundadora pela doação de inestimável valor histórico.

Doação de testes

A Secretaria de Saúde de Euclides da Cunha Paulista recebeu a doação de 500 testes rápidos de Covid-19, ofertados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e Sindicato Rural de Mirante do Paranapanema. De acordo com a administração, os testes vão ser enviados para postos de saúde, setores municipais e supermercados.

Sanatização

Em tempos de pico da pandemia, a sanitização de espaços públicos e privados tem sido largamente adotada pelos municípios da região. Na sexta (26), a Prefeitura de Teodoro Sampaio, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizou a higienização, com solução de hipoclorito de sódio, das áreas mais movimentadas da zona urbana. Em Rosana, a gestão do município contratou uma empresa especializada em sanitização de superfícies, com a utilização de quaternário de amônia.

Habitação popular

Nos informa a assessoria do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que o oeste paulista vai ser contemplado com 1,2 mil unidades habitacionais do programa Nossa Casa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Habitação, através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Entre os municípios que ensejam esta coluna, Rosana foi contemplada com 100 casas.

IPTU

A administração municipal de Rosana prorrogou o prazo para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Com vencimento inicialmente previsto para 30 de abril, a primeira parcela ou cota única do imposto pode ser quitada até 11 de junho, sem incidência de juros ou multas. Para pagamento em cota única, o contribuinte recebe desconto de 20% sobre o valor total do tributo. Em Teodoro Sampaio, a Prefeitura também adotou a prorrogação de prazos de pagamento de impostos como medida de enfrentamento à crise financeira decorrente da pandemia.

Páscoa II

Que o renascimento celebrado na Páscoa ajude a humanidade a superar este momento tão delicado e desafiador. Jesus Cristo vive! Desde já, feliz Páscoa a todos!

Veja também