Passos decisivos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/03/2022
Horário 04:29

A provável candidatura do ministro Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo ganha corpo e dois passos decisivos são dados nesta semana: a filiação no PRB (Republicanos) e a saída do Ministério da Infraestrutura, anunciada para manhã, dia 31.

BASTANTE PRESTÍGIO
Filiação bastante prestigiada na noite de segunda-feira (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Ocasião em que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também ingressou no Republicamos.

FICHAS ABONADAS
As fichas de filiação foram abonadas pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal por São Paulo, Marcos Pereira, que no governo do presidente Michel Temer foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

ENCONTRO DE MINISTROS
A cerimônia foi prestigiada por quarto ministros: da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; da Cidadania, João Roma; do Turismo, Gilson Machado; e do Trabalho, Onyx Lorenzony.  

ALTO ESCALÃO
Também estiveram presentes o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (Republicanos), a primeira-dama Michelle Bolsonaro, deputados federais e o representante do partido no Senado, senador Mecias de Jesus.

EM TODO LUGAR
Como em todo lugar que se ande por aí é encontrado alguém de Prudente, na solenidade de filiação dos ministros não foi diferente. Lá esteve Juliano Borges, que foi candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020, então pelo Podemos. 

SOLDADO DA CAUSA
Juliano está sem filiação e disse ao Plantão que atua como soldado pró-Tarcísio de Freitas. Também disse que não tem nenhuma pretensão pessoal nas eleições agora de 2022 e nem na de 2024.

CONVITE PESSOAL
A estada de Juliano Borges em Brasília foi a convite de Tarcísio de Freitas e de Damares Alves, que irá se desincompatibilizar do cargo para ser candidata à senadora ou deputada federal, ainda não se sabe por qual Estado. 

PRB EM PRUDENTE
Nas eleições municipais de 2020, o Republicanos esteve com o MDB na coligação Mudar de Verdade, na qual o candidato emedebista a prefeito, Fábio Sato, teve 17.241 votos; 20.063 a menos que o eleito Ed Thomas (PSB).

O MAIS VOTADO
O candidato a vereador mais votado pelo Republicanos foi Paulo Filitto, com 1.378 votos. O sexto mais votado entre 332 candidatos. Portanto, foi mais votado que 7 dos 13 vereadores eleitos. Faltou coeficiente eleitoral. Paulo foi levado pela Covid em 2021.

CONGRESSO ESTADUAL
O prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas, participa desde segunda-feira do 64º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão.

ASSOCIAÇÃO PAULISTA
Em viagem de ônibus, a caravana da Unipontal levou mais de 10 prefeitos e outros foram de carro ao congresso que termina nesta quarta-feira (30), realizado pela APM (Associação Paulista de Municípios).

Publicidade

Veja também