Pedrinhas Paulista: a cidade mais italiana do interior paulista

SINOMAR CALMONA

Grupo da Campos Turismo diante do Teatro Municipal de Pedrinhas Paulista

COLUNA - Sinomar

Data 05/07/2023
Horário 05:15

Leonice Campos de Oliveira, da agência Campos Eventos e Turismo, de Iepê, especializou-se em passeios turísticos regionais, para os grupos 50+ e família. Próxima excursão será dia 7 de agosto, saindo de Presidente Prudente para a Festa da Macarronada, em Pedrinhas Paulista. A cidade de apenas 3 mil habitantes fica a cerca de 100 km de Presidente Prudente, na região de Assis e é conhecida como a “a Itália brasileira”, pela ativa colônia,  seus monumentos, praças e igrejas que são réplicas italianas. Além disso, a culinária local é tradicionalmente italiana. 
Conta a história que devido a sequelas causadas por conta da Segunda Guerra Mundial, milhares de italianos deixaram seu país para tentar a vida em outros lugares e encontraram no Brasil um povo cordial e acolhedor, além das terras férteis para plantação. Um acordo firmado em 1949 entre Itália e Brasil deu início à CBCII (Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana) - e assim receber italianos com experiência agrícola para colonizar terras e uma dessas terras escolhidas foi Pedrinhas Paulista. Os imigrantes fundaram Pedrinhas em 1952, liderados pelo padre Dom Ernesto Montagner, pároco da Igreja, que é considerado o responsável pelo sucesso da colonização. A elevação de Pedrinhas Paulista a município ocorreu em 1991. O nome da colônia surgiu do Riacho Pedrinhas, de água transparente, que serpenteava suavemente entre grande quantidade de pequenas pedras ao fundo.
Os interessados em participar da excursão a Pedrinhas Paulista, em agosto, já podem fazer reservas pelo celular (18) 99633-6401. 


LEONICE E SUAS PASSAGEIRAS NA RÉPLICA DO COLISEU DE ROMA, EM CONSTRUÇÃO


NESSE MONUMENTO, CADA PILAR REPRESENTA UMA REGIÃO DA ITÁLIA


IGREJA DE SÃO DONATO, RÉPLICA DA IGREJA NA ITÁLIA

NÃO DESCUIDAR
O cirurgião dentista, Carlos Henrique Silveira, alerta para a importância da saúde bucal: “Quem precisa ir ao consultório para atendimentos rotineiros ou emergenciais, não deve ter medo e deixar de se cuidar”. Reforça que, segundo o Conselho Federal de Odontologia, “os dentistas são os profissionais da área de saúde que menos foram infeccionados pela Covid-19”.

FESTA JULINA
Prefeitura e Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) anunciam a programação da 2ª edição da Vila Julina, que tem início nesta sexta-feira, às 19h. São dez dias de atrações, até o dia 16 de julho.
Veja o cronograma completo de apresentações:
- Dia 7: Mariana Abreu, às 20h;
- Dia 8: Roni e Roger, às 20h;
- Dia 9: Apresentação de fitdance, às 20h; e Bia Marks, às 20h30;
- Dia 10 e dia 11: Bingo;
- Dia 12: Diego Villas Boas;
- Dia 13: Apresentação ainda a ser confirmada;
- Dia 14: Apresentação folclore junino do Lar Santa Filomena, às 20h; e Edno e Paulinho, às 20h30;
- Dia 15: Apresentação de fitdance, às 20h; e Simone Menezes, 20h30;
- Dia 16: Bia Marks, às 20h.
Vale lembrar que o evento ocorre na Praça do Centenário e toda a renda da festa será revertida às mais de 30 entidades vinculadas à federação.

Publicidade

Veja também