Através de requerimento que tramita na Câmara Municipal, o vereador Izaque Silva (PL) defende tarifa zero no transporte urbano de passageiros em Prudente. Nesse sentido, solicita avaliação técnica e financeira da Prefeitura para todas as linhas.
TRÂNSITO MELHOR
No documento, o vereador diz que essa é uma política pública adotada por diversos municípios brasileiros como meio de incentivar o uso do transporte coletivo em detrimento ao transporte individual. O que melhora o trânsito e reduz poluição.
MAIS PASSAGEIROS
O Plantão traz mais informações sobre o assunto. Uma delas é um estudo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que destaca um aumento significativo no uso do transporte público, após a implementação da tarifa zero.
BEM SIGNIFICATIVO
Em pesquisa com amostra de 12 cidades brasileiras e comparação de dados do antes e depois da adoção da medida, todas registraram aumento da demanda no uso do transporte coletivo, com variação de 33% a 371%, após a adoção da tarifa zero.
FORMA UNIVERSAL
O referido estudo indica ainda que a tarifa zero vem sendo adotada principalmente por cidades pequenas: 71% com menos de 50 mil habitantes. Das 124 que adotaram essa política, 106 (85,5%) aplicam de forma universal: em todas as linhas e em todos os dias.
PRIMEIRA CAPITAL
Agora em 2025, Teresina/Piauí é a 1ª capital brasileira a adotar a tarifa zero universal, em sua rede de trens de superfície. A cidade é também a mais populosa a fazer parte das políticas universais de passe livre no Brasil, com mais de 900 mil habitantes.
DEBATE DA PAUTA
Estudos da Unicamp (Universidade de Campinas) e da URFJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pelo projeto Vota Aí mostra o crescimento do debate da pauta de tarifa zero como garantia do direito social ao transporte e incentivo ao transporte coletivo.
EM CADA ELEIÇÃO
Na pauta das propostas políticas, nas eleições de 2016 o assunto foi detectado em 384 programas de governo. Em 2020, passou para 434. Em 2024, foram 675. Em menos de 10 anos, o aumento foi de 75,7%.
ELEIÇÕES 2026
O vereador Mauro Neves (Pode) foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. O Plantão quis saber se será novamente candidato nas eleições de 2026 e sobre a diferença da campanha para os dois poderes legislativos.
VAREJO E ATACADO
Ao afirmar que ser candidato a deputado foi uma experiência boa, disse que campanha de vereador é mais no varejo: bairro por bairro, rua por rua e casa por casa. A campanha para deputado é mais no atacado: cidade por cidade.
É PRÉ-CANDIDATO
Outra diferença é que para vereador a campanha é praticamente sozinho, sendo que para deputado é preciso ter equipe. Neves afirma estar pré-candidato e com legenda garantida. Estima que o cenário regional será com expressivo número de candidatos.
AGENDA FEDERAL
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) terá agenda na próxima terça-feira (13) em Presidente Prudente: às 10h na Escola Rotariano Antônio Zacharias e às 19h no Instituto Federal. Às 12h30 visitará a Santa Casa de Álvares Machado.