Penitenciária instaura procedimento para averiguar fuga de presos

Homens que cumpriam pena no semiaberto de Presidente Bernardes foram recapturados e regredirão ao regime fechado

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 08/03/2021
Horário 13:18

A direção da Penitenciária de Presidente Bernardes instaurou procedimento apuratório preliminar e disciplinar para apurar a fuga de dois presos, que deixaram o semiaberto no sábado. Ontem, a dupla foi recapturada pela Polícia Militar. 

Conforme a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), a evasão ocorreu no sábado, às 7h45, durante a soltura dos sentenciados para o banho de sol na Ala de Progressão.

A cena foi presenciada por agentes penitenciários, que viram a dupla escalar o alambrado do pátio e correr em direção à Rodovia Raposo Tavares (SP-270). “Imediatamente, uma equipe de servidores fez buscas em uma floresta ao lado da rodovia mas não os localizou”, explica a pasta.

Diante disso, a direção abriu procedimento para apurar o fato.

“A SAP ressalva que as alas de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada nem de altas muralhas. A permanência dos presos nesse regime se dá mais pelo senso de autorresponsabilidade do que por mecanismos de vigilância”, afirma.

Os indivíduos foram recapturados às 10h30 de domingo, em uma estrada vicinal. Devido à fuga, eles perderão o direito ao semiaberto, e regredirão ao fechado.  

Publicidade

Veja também