Pequenos, escorpiões oferecem riscos gigantescos

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 08/09/2022
Horário 05:29

A aparição de escorpiões é um dos grandes “pesadelos” da população regional. Isso porque a picada desse aracnídeo representa grande risco, podendo ter consequências fatais, especialmente para as pessoas mais vulneráveis, como bebês, crianças e idosos. Nesta época do ano, os moradores devem redobrar sua atenção com esses bichos, visto que, conforme alerta da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, agosto e setembro são períodos de reprodução do escorpião. Ou seja, são meses em que as fêmeas ficam com maior concentração de veneno e os animais procuram a superfície para se reproduzir.
Sendo assim, todo cuidado é pouco. E esse cuidado deve ser colocado em prática pelos moradores, pois, de nada adianta esperar que, sozinho, o poder público vai conseguir resolver o problema, se as pessoas não mantiverem seus quintais limpos, por exemplo. Assim como a dengue, é preciso que todos se conscientizem de seus papéis de cidadãos, e façam a sua parte!
São diversos os relatos de pessoas que tomaram um grande susto ao se deparar com escorpiões dentro de casa. Muitas vezes, eles ficam escondidos dentro de calçados, nos lençóis, embaixo de móveis. Portanto, limpeza é fundamental. É válido ressaltar que não se deve usar veneno contra esses aracnídeos, pois, além de não matá-los, fará com que eles fujam para a superfície, oferendo ainda mais risco. 
Tampe com tela buracos, rachaduras, tomadas e ralos não utilizados. Jogue água sanitária semanalmente nos ralos. Deixe berços e camas desencostados da parede e evite que cobertas e lençóis fiquem caídos da cama até o chão. Mantenha o lixo bem tampado, o escorpião prefere locais frescos e úmidos. Verifique sempre os brinquedos e sapatos antes de usar. 
Assim como temos enfrentado diversos desafios, como a pandemia da Covid-19 e a proliferação da dengue, a luta contra os escorpiões é mais um problema que precisamos lidar. Não podemos fechar nossos olhos diante desses seres que, de pequenos, só têm o tamanho, pois o risco que oferecem é gigantesco.

Publicidade

Veja também