Período requer ainda mais prudência no trânsito

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 29/12/2022
Horário 04:28

Com a proximidade do ano-novo, muitas pessoas se preparam para pegar a estrada para curtir o réveillon com a família e amigos em um destino longe de casa. As viagens nesse período se intensificam ainda mais do que no Natal, desta forma, é preciso mais precaução na hora de pegar o volante. Além dos cuidados básicos com o próprio veículo, como manutenção nos itens essenciais, checar o freio, os pneus, os limpadores de para-brisa, entre outros, os motoristas precisam, mais do que nunca, se conscientizar para evitar acidentes.
Isso porque as férias e as festas do período são convidativas para o consumo de bebida alcoólica, deixando a situação propícia para tragédias. Com o aumento da fiscalização nas estradas coibindo atitudes como essa, na região houve redução de 53% de multas por embriaguez ao volante na Operação Natal deste ano ao se comparar com mesmo período do ano passado: em 2022, 19 situações de motoristas alcoolizados foram flagradas pela Polícia Rodoviária; em 2021, foram 41 atuações. O que esperamos é que este cenário de redução se repita na Operação Ano Novo da Polícia Militar Rodoviária, que tem início nesta sexta-feira.
Por outro lado, as infrações pela falta do uso do cinto de segurança foram as que tiveram um aumento mais significativo na região em relação ao ano passado: alta de 107%. Em 2022, foram contabilizadas 170 infrações do tipo. Já em 2021, foram 82. Cresceram também, neste ano, as autuações por ultrapassagem proibida (55%): 73 em 2022; 47 no ano passado. As infrações por excesso de velocidade mantiveram-se praticamente estáveis, já que em 2021 foram 780 multas e, neste ano, 782 autuações. 
Ou seja, ainda falta muita conscientização por parte dos motoristas – e dos passageiros também, que, muitas vezes, negligenciam o uso do cinto do segurança. Mais uma vez, a orientação dos órgãos competentes é que haja prudência no trânsito, para que nenhuma tragédia, principalmente as evitáveis, seja consumada, ceifando vidas e devastando famílias.

Publicidade

Veja também