Perucas

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 25/11/2021
Horário 03:33

Na segunda-feira, diretores do Hospital de Esperança de Presidente Prudente receberam representantes do Lions Clube de Irapuru Caçula, quando foi feita a doação de mais de 900 mechas de cabelos para a confecção de perucas que serão usadas por pacientes em tratamento daquele hospital. As mechas foram frutos de uma campanha do clube junto às cabeleireiras da cidade e região, quando todas procuradas, se dispuseram em colaborar. Demais clubes e entidades de toda a região têm também o compromisso de ajudar com campanhas o Hospital de Esperança que muito necessita de toda a comunidade para manutenção de seus trabalhos. “Fomos muito bem recebidas pelos diretores do hospital, que deram toda atenção ao clube”, afirmaram as visitantes.

FILME NA REGIÃO 
A cultura da região da Nova Alta Paulista estará em festa para o lançamento oficial do filme “Corona Circus”. A produção e elenco, incluindo o comediante Dedé Santana, estarão em Junqueirópolis para se encontrar com a família do Circo Dione para o lançamento oficial do filme produzido na sua íntegra nas dependências do circo, prédios e praças públicas de Junqueirópolis, contando com o apoio da Prefeitura através da Diretoria de Educação e Cultura.

LANÇAMENTO OFICIAL
O lançamento oficial ocorre no dia 4 de dezembro, com previsão de início às 19h30, nas dependências da sala de cinema do Cefe - Centro de Formação para Professores José Roberto de Souza, localizado na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira. Para o evento estão sendo convidadas autoridades, educadores, artistas e população do município, os quais se juntarão aos protagonistas do filme para sua exibição número 1, do filme que vai percorrer o Brasil e o mundo.

O QUE É O FILME
O filme Corona Circus aborda as dificuldades dos artistas circenses durante a pandemia. A produtora de cinema Animal Filmes, com a colaboração do produtor Cássio Alencar,  rodou o longa-metragem que conta a vida de um circo em uma pequena cidade do interior, que é pego de surpresa pela pandemia da Covid-19. Durante a quarentena, os artistas sofrem com as agruras da impossibilidade de se sustentar. Apesar do assunto ser sério e preocupante, o filme aborda o tema com leveza e bom humor, focando na amizade, nos valores éticos e no amor ao próximo.

SEU ELENCO
O elenco conta com atores veteranos do cinema, teatro e televisão como Dedé Santana, Liza Vieira, Francisco Carvalho e Roberto Rowntree, e entre eles o jovem ator Pedro Pauleey. Projeto teve o apoio da Prefeitura de Junqueirópolis, que se sensibilizou na semelhança com um drama de um circo na cidade (Circo Dione), que deu todo o apoio, cedendo inclusive suas dependências para as filmagens. O Circo Dione tem sua sede em Junqueirópolis.

ESCORPIÕES
O controle de escorpiões é uma luta conjunta da população e do poder público e, assim, a Vigilância Epidemiológica de Dracena alerta para o período que começa a crescer os casos de notificações de escorpiões, devido à chegada do verão. Todos os anos o aparecimento desses animais peçonhentos aumenta nesta época do ano. Na região de Dracena, a predominância é do escorpião da espécie é T. serrulatus, mais conhecido como escorpião amarelo. Segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, essa espécie reproduz-se por partenogênese. Assim, só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode parir sem a necessidade de acasalamento. Este fenômeno facilita sua dispersão; por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro (introdução passiva), instala-se e prolifera-se com muita rapidez. Dracena todos os anos se dedica em campanhas e orientações junto à comunidade sobre a presença desses animais. Já houve registro de uma pessoa ter sido picada no dedo, no centro comercial da cidade.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Dizem que o bom casal
Devem brigar à escondida
Na verdade, se eles amam:
- Nada de brigas na vida.
(José Costa)

Veja também