A Polícia Militar Ambiental multou dois homens, 32 e 43 anos, em R$ 2.820,00, por pesca irregular no Rio Paraná, em Panorama. Os indivíduos foram flagrados em uma embarcação, no sábado, em posse de dois pacus com sinais de perfuração, além de arbaletes, equipamentos usados por mergulhadores para caçar peixes debaixo d'água. “Indagados a respeito, informaram que estavam praticando pesca de mergulho e que não sabiam sobre não ser permitida a captura daquela espécie”, informa o policiamento ambiental.
Os envolvidos foram então autuados em R$ 1.410,00, cada, por pescar mediante a utilização de métodos não permitidos, conforme a Resolução 05/21 da Sima (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente). Além do pescado e dos arpões, foram apreendidos um barco de alumínio, um motor de popa, dois snorkels e duas máscaras de mergulho.
Os peixes, que totalizaram 20,5 quilos, por estarem em bom estado de conservação, foram doados para o Gravoccap (Grupo de Apoio Voluntário no Combate ao Câncer de Paulicéia). “A ocorrência será apresentada via ofício à Delegacia de Polícia Civil local, por infringir o artigo 34 da Lei Federal 9605/98, e os envolvidos responderão criminalmente”, ressalta a Polícia Ambiental.