Pesquisas podem revolucionar cultura regional da batata-doce

São produzidos genótipos apropriados às características de solo e clima, para maior qualidade e produtividade; região figura no topo do ranking estadual, com produção média de 15,38 toneladas por ha

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/07/2020
Horário 04:30
Cedida - Instalação de experimentos de batata-doce por integrantes do Ceofop
Cedida - Instalação de experimentos de batata-doce por integrantes do Ceofop

A região do oeste paulista ocupa o primeiro lugar no ranking estadual da batata-doce, com produção média de 15,38 toneladas por hectare, o que é maior que a média nacional de 14,5. Porém é baixa, por causa do solo arenoso e dos períodos de estiagem; e diante da possibilidade de poder chegar ao nível entre 25 e 30.
Experimentos agronômicos estão em andamento na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), na busca de produtividade superior a atual mediante o cultivo de genótipos mais adaptáveis ao solo e clima regional, tolerantes ao déficit hídrico durante períodos de veranicos e com melhor qualidade nutricional.
São seis pesquisas em andamento e mais outra com o projeto para ser colocado em prática, desenvolvidas no Ceofop (Centro de Estudos em Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista) e no Laboratório de Tecidos Vegetais, instalados no campus 2 da universidade.

Ampla riqueza

O professor pesquisador André Ricardo Zeist comenta que há poucos estudos científicos no Brasil sobre a cultura da batata-doce, mesmo sendo um produto de consumo interno e de exportação, além de gerador de vários subprodutos, entre os quais doces, féculas, flocos e farinhas.
Esse tipo de batata é importante suprimento de vitaminas dos complexos A e B e de minerais. Produtores rurais da região de Prudente têm contribuído para atender o mercado nacional e internacional.

HÁ POUCOS ESTUDOS CIENTÍFICOS NO BRASIL SOBRE A CULTURA DA BATATA-DOCE
André Ricardo Zeist

Aspectos sociais

Os experimentos em andamento estão comprometidos com a produção sustentável e competitiva, e com a relevância econômica e social da cultura, que pode ajudar a evitar o êxodo rural e fortalecer os sistemas de cultivo de base familiar. As pesquisas são conduzidas com apoio de equipe multidisciplinar. Dos sete estudos, dois têm o aporte e outros dois estão em submissão na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); um com bolsa do Peic-Unoeste (Programa Institucional de Iniciação Científica) e três vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia, que oferta mestrado e doutorado.
As orientações dos trabalhos são de Zeist, com a colaboração do Dr. Andre Luiz Biscaia Ribeiro da Silva, vinculado à Unoeste; e de Juliano Tadeu Vilela de Resende, da UEL (Universidade de Londrina); proporcionando aos estudos o caráter interinstitucional.

Conheça os estudos

Seleção in vitro de genótipos de batata-doce tolerantes do déficit hídrico, de autoria de Helder Sampaio Ferraza.  Desempenho agronômico de genótipos experimentais de batata-doce de polpa roxa na região do oeste paulista, por Bruno da Rocha Toroco. Adaptabilidade de genótipos experimentais de batata-doce na região do oeste paulista, por Jair Garcia Neto. Desenvolvimento e seleção de genótipos de batata-doce, por Murilo Henrique Souza Leal. Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de batata-doce em Presidente Pudente, por Amanda Carvalho Perrud.
Aplicação de índices de seleção inicial e de genótipos meios-irmãos de batata-doce com polpa branca ou creme, por Rodrigo Dias Vergana. Aptidões e avanço na seleção e genótipos experimentais de batata-doce de polpa laranja, por Souza Leal e que dará continuidade ao estudo de Vergana.
Aptidões e avanço na seleção de genótipos experimentais com padrão canadense, no qual estão trabalhando Jair Garcia Neto, no desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado, junto com Alberto Junior Torres Biscola e Douglas da Silva Mafra, estudantes da graduação.

SAIBA MAIS

Cadeia produtiva da batata-doce será tema debatido por especialistas

Produção de batata-doce movimenta R$ 100 mi ao ano na região de PP

PP oferece oportunidade de saber mais sobre batata doce, na 2ª Batatec

Dia de campo aborda manejo, cultivo e colheita da batata doce

Batata-doce dispara como a principal cultura do EDR de Prudente

2ª Festa da Batata-Doce ocorre domingo em Machado

Izaque quer valorizar produção da batata-doce

Com produção de 62,4 mil t/ano, região fomenta uso da batata-doce como matéria-prima para inovações

Publicidade

Veja também