Pilates: reabilitação, mobilidade e tônus

Jair Rodrigues Garcia Júnior

           Uma atividade física que requer e desenvolve flexibilidade, equilíbrio, força e concentração. Realizada para reabilitação de problemas osteomusculares e restabelecimento da qualidade de vida. Uma atividade para todas as idades, para quem tem algum problema a ser tratado e para quem quer melhorar as capacidades mencionadas e facilitar suas atividades de vida diária.

 

Reabilitação
O jovem alemão Joseph Pilates iniciou a prática de exercícios variados para melhorar seu condicionamento físico e se livrar de problemas dos quais sofria (asma, raquitismo). Conseguiu seu objetivo, aprofundou os estudos em anatomia, fisiologia e outros conhecimentos, selecionou vários dos exercícios testados em si mesmo e criou o Método Pilates para reabilitação, que funcionou inicialmente num estúdio em Nova York, em 1929. Curiosamente, muitos de seus alunos (ou pacientes) no estúdio foram dançarinos que buscavam a reabilitação de lesões e o fortalecimento para a prevenção.

Ganhando o mundo
Nas décadas de 1930 e 1940 o inventor do método publicou dois livros, tendo o primeiro o título de “Your Health” (sua saúde). Na década de 1960 o Pilates começou a expandir nos EUA e no mundo, juntamente com seus seis princípios, que devem ser aprimorados por cada aluno ao longo da prática e do processo de aprendizagem. Desde o Pilates clássico até os tipos contemporâneos, a instrutora deve assegurar que o aluno siga os princípios: concentração, controle, fluidez, precisão, respiração e centralização. Este último se refere ao fortalecimento do “powerhouse”, que são os músculos distribuídos entre a cintura escapular e cintura pélvica.

Tipos praticados
O Pilates começou na década de 1920 com o nome de Contrologia, que hoje é conhecido como clássico, com os exercícios originais do método com sequências para iniciantes, intermediários e avançados. Os tipos contemporâneos são o aéreo, power, neopilates e funcional ou cross Pilates. Este último tem característica de maior dinamismo, utilização de força e resistência nos movimentos, com equipamentos do Pilates clássico e outros com maior carga.

Equipamentos
Muitos dos exercícios são realizados no solo (mat) com o próprio peso corporal. Porém, o clássico já contava com equipamentos, que são utilizados até hoje: step chair, ladder barrel, estúdio reformer e trapézio cadillac. Para cada um dos tipos contemporâneos de Pilates foram adicionados exercícios e novos equipamentos, entre eles os mais comuns são bola suíça, bosu, espaldar, fita de suspensão (TRX), columpio (aéreo).

Além da fisioterapia
A maior mobilidade e o fortalecimento (tônus), entre outros benefícios proporcionados pelo Pilates, são muito eficientes para melhorar a postura, se livrar de dores nas costas, tratamento de algumas doenças da coluna vertebral, doenças reumáticas etc. Contando com uma instrutora experiente, é uma ótima opção de prática para reabilitação e início do fortalecimento.

 

O Pilates tem seis princípios: concentração, controle, fluidez, precisão, respiração e centralização.

 

 

 

Publicidade

Veja também