Piracema: respeito e reprodução

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 12/12/2023
Horário 03:33

A piracema é o período de reprodução de alguns peixes caracterizada pela grande migração, contra a correnteza, rio acima. Ocorre quando os peixes percebem mudanças no ambiente que indicam que a estação é favorável para a reprodução. Essa época é aquela em que ocorrem chuvas com mais frequência, a água torna-se mais oxigenada e os dias são mais quentes. Neste período, entre os alertas, é proibida a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia.

Como publicado neste diário, no primeiro mês de piracema, a Polícia Militar Ambiental registou alta no valor de multas arbitradas na região de Presidente Prudente por irregularidades constatadas durante ações de fiscalização. De acordo com dados da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, que atua nos 53 municípios do oeste paulista, de 1º a 30 de novembro deste ano as autuações somaram R$ 11.832,90 diante de R$ 9.869,80 no mesmo período do ano passado. A quantidade de peixes apreendidos no período também teve elevação de 101%, saltando de 116,39 quilos em 2022, para 234,21 quilos neste ano. Dois barcos já foram recolhidos em 2023. A fiscalização está rígida e, as pessoas desobedientes. 

É preciso cautela, atenção e respeito neste período. A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie. Quando o fenômeno é interrompido de alguma forma, a reprodução é prejudicada, pois a interrupção interfere no desenvolvimento das gônadas, na maturação dos gametas e na desova. É o tempo de defeso para rios e águas continentais. Respeitar a piracema é fundamental para permitir que as espécies se reproduzam.

Publicidade

Veja também