Pirapozinho, assim como outras cidades da região como Álvares Machado, Martinópolis e Rancharia, adotam medidas para ampliar a segurança de alunos e profissionais da educação. Na quinta-feira, a Prefeitura de Pirapozinho organizou, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião com os poderes Executivo e Legislativo, Divisão Municipal de Educação, gestores das redes municipal, estadual e particular, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), forças policiais, membros do Comed (Conselho Municipal de Educação), Conseg (Conselho Municipal de Segurança), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar.
O objetivo foi oferecer aos representantes da educação orientações a respeito das ações da administração municipal e das forças policiais Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, quanto à segurança nas unidades escolares. Isso após uma série de ataques e ameaças em diversas cidades do Brasil.
Para o prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani (Pros), a adoção de tecnologia faz parte do planejamento da Prefeitura. “Solicitei para que, de forma emergencial, fossem instalados portões eletrônicos com detector de imagem nas unidades escolares da rede municipal de educação. Outra medida que vamos adotar será a instalação de câmeras para monitoramento interno e externo. Já estão sendo levantadas as devidas necessidades para abertura do processo licitatório para efetivação desta ação. Essas são ferramentas para que, em caso de emergência, as autoridades sejam comunicadas imediatamente”, ressaltou o prefeito.
A mensagem deixada pelo delegado da Polícia Civil, Rafael Galvão, Marcelo Favaretto, da Polícia Militar, e 2º sargento Vandre Banheti, do Corpo de Bombeiros, é de que os gestores das unidades escolares e professores sejam os multiplicadores de boas informações aos pais, tranquilizando-os de que nada há de concreto sobre as mensagens postadas.
Durante a reunião, foi solicitado aos gestores que acionem as polícias para providências quando houver algum fato motivador.
O diretor da Divisão Municipal de Administração, Thadeu Henrique Witkowski, e a dirigente de Divisão Municipal de Educação, Vera Lúcia Fioravante Cavalli, falaram sobre a intensificação, pela administração municipal, das medidas de prevenção e segurança para garantir a proteção dos alunos e profissionais da educação.
CONFIRA TAMBÉM:
Cidades da região adotam medidas de segurança nas unidades escolares
Martinópolis anuncia reforço de policiamento nas escolas
SP anuncia contratação de psicólogos e segurança particular para escolas estaduais