Pirapozinho promove mutirões de limpeza

GRAZIELA FERNANDES

Materiais de descarte irregular de lixo estão expostos na Praça Manoel Marques Silva para conscientizar a população

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 17/09/2022
Horário 08:00
Foto: Claudinei Grandizoli

É hoje!
Hoje, 17/09, é o Dia Mundial da Limpeza e tem mutirão para coleta de garrafas de vidro (não serão recolhidas garrafas quebradas) na Praça Manoel Marques Silva, centro de Pirapozinho, das 9h às 11h.


Mais ações
Durante a semana, equipes da Divisão Municipal do Meio Ambiente, Departamento de Controle de Endemias e Divisão Municipal de Agricultura promoveram mutirões de limpeza em toda a cidade.
Mas o que chamou a atenção foi um amontoado de lixo bem no centro da cidade, um ato do Executivo municipal para conscientizar a população sobre o descarte irregular de materiais, como sofás, madeira e entulhos de material de construção. 
Só olhar isso tudo amontoado já causa impacto, mas o que choca ainda mais é que, mesmo a Prefeitura fazendo a parte dela nos mutirões de limpeza na semana alusiva a esta conscientização, moradores continuam descartando estes materiais de forma inadequada.


Flagrante
As equipes passaram pelas ruas do bairro Parque Alvorada ao longo desta semana, fazendo a limpeza, coletando galhos e outros materiais. Ao final da tarde de quinta-feira, a coluna flagrou pneus jogados nas proximidades de um terreno na Rua Miguel Omar Barreto. Lamentável.


Falando na Rua Miguel Omar Barreto
Faltaram recursos para conclusão da pavimentação asfáltica na rua que liga os bairros Parque Alvorada, Vila Marques e Jardim Castilho. Segundo o Executivo municipal, os recursos para o asfalto, oriundos de emenda parlamentar, não foram suficientes para fazer a obra em toda a via.
Agora, o trecho que faltou ser pavimentado será concluído com recursos do próprio município e as obras serão concluídas até o final do ano. 

Graziela Fernandes

Faltaram recursos; obras da Rua Miguel Omar Barreto serão retomadas com verba dos cofres municipais e concluídas até dezembro


Saúde nos Bairros
Começou esta semana a primeira etapa do projeto na ESF I (Estratégia de Saúde da Família I) Vantini I. Foram oferecidos diversos atendimentos de saúde, avaliação odontológica de crianças e gestantes, vacinação contra Covid-19 e influenza para adultos, avaliação nutricional, entre outros.
O projeto Saúde nos Bairros chegará a todas as unidades de saúde e, segundo a Divisão de Saúde, o calendário ficará disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura.


Ainda sobre saúde
Um projeto multiprofissional de Atenção Básica acolhe, orienta futuras mamães e papais sobre os cuidados com os bebês, especialmente recém-nascidos. É o projeto Amamenta que chega às unidades de saúde de Pirapozinho.  
As gestantes que participam do projeto realizam o pré-natal e recebem um kit para os primeiros cuidados com o recém-nascido. 

Divulgação | AI de Pirapozinho

ESFs (Estratégias de Saúde da Família) Geraldo Galli e Vantini já receberam o Amamenta; primeiros cuidados com o bebê para mamães e papais em Pirapozinho


Câmara Mirim em Pirapozinho
O vereador Jurandir Lima (DEM) protocolou na Câmara Municipal de Pirapozinho uma proposta que cria a Câmara Mirim de Pirapozinho. O projeto envolverá os alunos das escolas das redes públicas de ensino da cidade.
Segundo o vereador, “é um projeto que temos esperança de que novos agentes públicos sejam formados e que as crianças tenham contato com o que acontece nas câmaras. Hoje as câmaras ficam sempre vazias, quando as pessoas vão até lá, é por algum motivo muito particular e lá, ficam sem saber, literalmente ‘boiando’ pois não entendem os ritos”.
 

Sobre a proposta
Jurandir complementa que, a ideia é formar cidadãos conscientes da importância do papel do vereador. Pelo texto, cada escola indicará dois representantes e os indicados passarão por votação na comunidade escolar, o mandato será de um ano letivo, sua participação será de interesse educativo, participativo e não remunerada.
Compete à Câmara Mirim, de acordo com a proposta, “encaminhar propostas relativas à saúde, educação, cultura, tudo o que é de interesse do município”, ressalta o vereador.
Ainda de acordo com o texto que seguiu para análise do jurídico da Câmara Municipal, cada vereador mirim será apadrinhado pelos vereadores eleitos, auxiliando na educação política e na atividade legislativa dos mirins. Após o parecer do jurídico, a proposta deve seguir para ser colocada em pauta e votação.
 

Publicidade

Veja também