Planejamento financeiro

OPINIÃO - Josélia Galiciano Pedro

Data 02/07/2020
Horário 04:14

Quem nunca ouviu a célebre frase “acredite nos seus sonhos, que eles irão se realizar”? Realmente precisamos sonhar, mas, o que você está fazendo para conquistar esse sonho? Aí entra em cena o papel do economista, para relatar a importância do planejamento financeiro, afinal de contas precisamos traçar metas.

Para isso, é de suma importância o planejamento financeiro, que é uma forma de organizar o fluxo de caixa, que são entradas e saídas financeiras do seu orçamento. Sendo as entradas a receita (salário) e as saídas as despesas (contas mensais), buscando o equilíbrio e controle das contas e do dinheiro.

Quando falamos em dinheiro, devo ressaltar uma das suas funções, que é a de reserva de valores, abrir mão do consumo presente para “poupar” para o futuro. Essas diretrizes devem ser o legado das famílias, tendo em mente que o dinheiro tem que trabalhar para família e não o contrário.

Você sabe mais do que ninguém o quanto você e sua família trabalham mensalmente para receber o merecido salário. Sendo assim, tem que pensar duas vezes antes de comprar por impulso.

Por isso, meu conselho é colocar em prática o planejamento financeiro, se organize e “poupe” mensalmente parte do seu recurso para a aquisição do bem que tanto almeja em um futuro próximo.

Quando não executamos isso e agimos por impulso, pagamos muito caro, pois nessa compra parcelada está embutido juros e, no final, você acaba pagando quase o dobro do valor do bem (de acordo com o prazo de pagamento contratado).

Se organize e “poupe” mensalmente parte do seu recurso para a aquisição do bem que tanto almeja em um futuro próximo

Aí, você pensa, mas se não for assim nunca vou poder comprar a minha moto, o carro, a casa... Ok! Eu entendo, mas você tem que se organizar. Estabeleça metas, planeje como deverão ser executadas, determine valores mensais para poupar e no futuro próximo realize o seu tão merecido sonho.

Mais uma vez, você irá pensar, é fácil dar conselhos, quero ver colocar em prática. Sou a prova viva que é possível, não é fácil, mas com disciplina você pode sim, comprar o seu primeiro carro aos 21 anos, fazer graduação e pós-graduação, trocar de carro a cada três anos, construir casa e fazer viagem internacional.

Tudo isso foi conquistado com o planejamento financeiro e olha que já estou com novas metas.

 

 

 

 

 

Veja também