PM põe todo efetivo nas ruas para reforçar segurança em escolas de Prudente nesta quinta

Medida preventiva ocorre após 20 de abril ter se tornado data de preocupação às famílias; Ministério Público diz que não há informação concreta sobre supostos ataques

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/04/2023
Horário 17:24
Foto: Arquivo
Polícia Militar mobilizará todo o seu efetivo para garantir segurança nas escolas nesta quinta
Polícia Militar mobilizará todo o seu efetivo para garantir segurança nas escolas nesta quinta

A Polícia Militar informou que realizará nesta quinta-feira, em Presidente Prudente, a Operação Impacto, em que todo o efetivo estará nas ruas para atuar nas imediações das unidades escolares.

A ação decorre do fato de 20 de abril ter se tornado uma data de preocupação às famílias, já que coincide com o massacre de Columbine, que deixou 15 vítimas fatais nos Estados Unidos em 1999, e o aniversário do ditador nazista Adolf Hitler.

De acordo com o MPE (Ministério Público Estadual), não há absolutamente nada de concreto sobre supostos ataques a unidades escolares nesta data.

Nesta quarta-feira, ocorreu uma reunião no Centro Cultural Matarazzo com o objetivo de discutir medidas preventivas de segurança pública nas escolas. A iniciativa foi organizada pelo CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) em parceria com a Prefeitura, visando reunir os agentes da sociedade e apresentar o trabalho que as forças policiais vêm realizando para garantir a integridade de estudantes e funcionários de unidades escolares.

“A intenção é tranquilizar a população, pois a PM está orientada a atender todas as ocorrências que forem comunicadas. É uma pronta resposta à demanda da comunidade. Nossas forças de segurança estão trabalhando para garantir a paz e a segurança nos ambientes escolares”, disse o comandante do CPI-8, Marcio Cortez, que enfatizou que o tema é tratado com "a máxima responsabilidade" por todas as autoridades envolvidas.

Na reunião, estiveram presentes gestores públicos municipais e estaduais; representantes de universidades públicas e particulares; professores das escolas de educação básica e ensinos infantil, fundamental e médio; e autoridades civis e militares.

Rondas escolares

A Prefeitura comunicou nesta quarta que, para reforçar o trabalho de ronda escolar, agentes de trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) seguem atuando nas imediações das escolas.

Essa é umas das ações que estão sendo colocadas em prática após reunião entre Prefeitura, Polícia Militar e diversas outras instituições, realizada na última semana, quando todos os setores da sociedade definiram 10 ações para aumentar a sensação de segurança dos pais, alunos, professores e de toda equipe escolar.

Entre elas, estão o aperfeiçoamento do PVSE (Programa de Vizinhança Solidária Escolar), já existente na rede estadual, com implantação na rede municipal, consistindo em um grupo em rede social formado pela direção de cada escola e policiais militares responsáveis pela segurança pública local, a fim de facilitar a comunicação de qualquer ocorrência suspeita na unidade ou no seu entorno; o reforço do controle de acesso às escolas, com a presença dos gestores da unidade na entrada e saída dos alunos, auxiliando os demais funcionários; e capacitação e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares quanto aos protocolos para garantia da segurança e bem-estar dos estudantes.

Também são adotadas orientações aos pais e toda a comunidade escolar para combate à desinformação, informações falsas e publicações de autoria desconhecida, bem como a averiguação da veracidade das informações. Quaisquer ocorrências relacionadas à segurança dos alunos devem ser comunicadas às autoridades policiais para a devida investigação. Há ainda o planejamento de estratégias de segurança em toda a comunidade escolar e fortalecimento da cultura da paz; ampliação da rede de videomonitoramento (câmeras de segurança) para todas as escolas municipais, com processo licitatório em andamento; e ampliação da parceria com as redes de proteção do Estado e município, tais como Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Conselho Tutelar, Varas da Infância e Juventude e polícias Militar e Civil, a fim de solucionar conflitos no ambiente escolar.

Outra medida já em andamento é a ampliação do Programa de Atividade Delegada, em que policiais militares voluntários e no horário de folga são empregados para atuar na preservação da segurança e manutenção da ordem pública. Também houve reforço no programa "Ronda Escolar", com incremento de viaturas da Polícia Militar empregadas na atividade e direcionadas para o policiamento ostensivo nos perímetros dos estabelecimentos de ensino.

Ministério Público tranquiliza

Em meio a uma onda de boatos de ataques a escolas públicas e privadas, o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Presidente Prudente, que também integra o Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação), Marcos Akira Mizusaki, esclareceu à população, por meio de nota publicada na semana passada, que não existe nenhuma notícia concreta sobre o assunto na comarca, tratando-se de fake news os vídeos, áudios, imagens ou textos que noticiam tais atos.

Em áudio que circulou nas redes sociais, o promotor do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em Prudente, Lincoln Gakiya, também tranquilizou a população, dizendo que não existe nenhuma notícia de ataque comprovada e, sim, vários boatos e fake news.

“Esclarecemos que as polícias Civil e Militar estão atentas a estas denúncias, não só em nosso município, mas em todo o Estado de São Paulo, sendo certo que nada relevante foi apurado, não legitimando qualquer alteração na frequência escolar de nosso município”, pontuou o promotor Marcos Akira na nota. Ele ainda pediu que a população prudentina não repasse áudios, vídeos, imagens ou mensagens de texto sem conhecer sua fonte, devendo qualquer notícia desta natureza ser imediatamente encaminhada às autoridades competentes para sua devida apuração.

O promotor Lincoln Gakiya, por sua vez, lamentou a disseminação de fake news. “O Ministério Público tem um setor que faz uma varredura nas redes sociais, deep web etc., assim como a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Federal, e não há absolutamente nada de verídico sobre esses ataques para o dia 20, que é véspera de feriado, e tem muita gente querendo emendar o dia 20 com o dia 21”, afirmou.

Publicidade

Veja também