Pneumonia asiática causa 4 mortes na região

Os casos da síndrome para gripe H1N1 foram registrados em nove municípios da região.

REGIÃO - Iury Greghi

Data 04/09/2013
Horário 08:39
 

Neste ano, 18 pessoas da região de Presidente Prudente foram diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), decorrente da gripe A (H1N1). Desse total, quatro pessoas morreram. A doença é popularmente conhecida como "pneumonia asiática" e já levou a 1.808 vítimas no Estado em 2013, conforme informações de um informativo da Secretaria de Estado da Saúde, com base em dados da primeira semana de agosto.

Jornal O Imparcial Tamiflu é distribuído gratuitamente a pacientes

Os casos da síndrome para gripe H1N1 foram registrados em nove municípios da região. Oito deles estão situados no 11º Departamento Regional de Saúde (DRS-11) e um – Adamantina - na DRS-9. Em Presidente Prudente, a cidade mais crítica com relação à doença, houve nove ocorrências e uma morte. Os demais óbitos atingiram moradores de Euclides da Cunha Paulista, Presidente Bernardes e Quatá.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Estado de São Paulo é mais vulnerável à proliferação da   doença, por ter a maior população do País (cerca de 41 milhões de habitantes) e ser a principal porta de entrada e saída internacional por portos e aeroportos, o que gera grande circulação de pessoas. "O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado vem seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde para investigação dos casos e orientação aos municípios para manejo clínico de pacientes com suspeitas de gripe", informa o órgão.

Outra ação efetuada pela pasta é prescrever o antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. O medicamento é oferecido gratuitamente a pacientes com receitas médicas nos pronto-atendimentos, na Farmácia Central e no Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

Além dos 1.808 casos confirmados de pneumonia asiática para gripe A no Estado, existem mais 567 casos dos outros tipos de vírus circulantes.

 

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a SRAG é uma manifestação agravada das gripes comuns e se caracteriza por febre alta, tosse e falta de ar. Em alguns casos, o paciente apresenta aumento da frequência respiratória e redução na pressão arterial. A secretaria estadual completa que, com as quedas na temperatura durante os meses de inverno, e a consequente aglomeração de pessoas dentro de espaços fechados, o contágio dos vírus tendem a se propagar mais rapidamente.

Para evitar o contágio, a pasta da Saúde recomenda lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca com um lenço ou a mão quando for tossir, buscar sempre ambientes arejados e procurar orientação médica imediatamente, além ter bons hábitos alimentares e ingerir bastante líquido.

Publicidade

Veja também