Pneumonia em idosos é diferente

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 17/08/2022
Horário 05:00

Os sintomas da pneumonia em idosos são muito diferentes do quadro clássico da doença em adultos, fazendo com que o diagnóstico seja mais difícil de realizar. Nem sempre há presença de febre, tosse com catarro e dor no peito associada à tosse e à respiração. E a radiografia de tórax no idoso poderá ser normal ou mostrar poucas alterações.
A presença de queda do estado geral, redução do apetite, desânimo e alteração do estado mental poderão ser indícios de quadro infeccioso pulmonar.
É importante observar que em idosos com alteração aguda do estado mental, sem quadro aparente, deverá ser pesquisada pneumonia: costuma ser mais grave, espalhando-se para o sangue e podendo levar à morte.
O tratamento da pneumonia no idoso pode ser feito em domicílio ou ambiente hospitalar, dependendo do quadro clínico, da idade e de doenças associadas. Muitas vezes, quando um paciente chega ao pronto socorro, seu quadro já é tão grave que é necessária a internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Se a pneumonia for causada por bactérias, antibióticos podem ser utilizados. Se for uma pneumonia viral, os sintomas serão tratados, com analgésicos, antitérmicos e sem uso de antibióticos. De maneira geral, não está indicado o uso de xaropes contra a tosse, já que a tosse é um mecanismo protetor dos pulmões.
Prevenir é melhor do que tratar. Assim, para se reduzir ou evitar a ocorrência de pneumonia, indica-se o uso de vacinas contra a gripe, que deverão ser feitas anualmente. A contra o pneumococo deve ser tomada em uma dose, com um reforço depois de cinco anos.
Além disso, constituem as medidas mais importantes: uma boa higiene oral, um posicionamento correto - elevando-se a cabeça no leito -, boa alimentação e controle das doenças crônicas associadas.
Normalmente os quadros de pneumonias não são transmissíveis e nem contagiosos. Contudo, quando alguém tosse na nossa frente, só é possível pegar a pneumonia se nossa defesa orgânica estiver muito debilitada, especialmente em pacientes portadores de doença pulmonar, de câncer, anemia intensa e importante desnutrição.
Familiares e cuidadores que acompanham idosos, especialmente os com doenças, devem ficar atentos quando eles iniciam quadro agudo de confusão mental e desorientação, pois, com o diagnóstico e tratamento precoce, a possibilidade de cura é maior.


 

Publicidade

Veja também