Poder transformador do voto consciente

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 25/02/2024
Horário 05:10

O título de eleitor é uma ferramenta importante para os jovens que desejam participar ativamente da vida política do país. Ele representa não apenas a capacidade de votar, mas também a responsabilidade de escolher os representantes que irão governar e tomar decisões que impactam diretamente a vida de todos os cidadãos.

Como noticiado por O Imparcial, de janeiro do ano passado até o dia 15 deste mês, 1.271 pessoas solicitaram a primeira via do título de eleitor e votarão pela primeira vez, em Presidente Prudente, no pleito de 2024. Antes das eleições de 2022 foram realizados 3.798 alistamentos, o que representa uma redução de 66% nos pedidos por novos eleitores. Pela Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. No entanto, desde 2022, uma norma do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar quando completarem 16 anos de idade.

Ao votar, os jovens têm a oportunidade de influenciar as políticas públicas, escolher os rumos do país e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O voto consciente e informado é uma poderosa ferramenta de transformação, capaz de mudar a realidade da nação e garantir um futuro melhor para todos.

Portanto, é fundamental que os jovens valorizem o seu título de eleitor e exerçam o seu direito ao voto de forma consciente, participando ativamente da vida política do país e contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática e participativa. Importante ressaltar que a participação política vai além do ato de votar. Os jovens têm o poder de influenciar o debate público, de se engajar em causas sociais e de fiscalizar as ações dos governantes. É por meio da conscientização política e da participação ativa que os jovens podem efetivamente transformar a realidade da nação.

Publicidade

Veja também